DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

sexta-feira, 23 de março de 2018

40 PENSAMENTOS QUARESMAIS - um cada dia (32) - sexta da quinta semana

23 MAR
Sexta feira da quinta semana Quaresma

 Do livro de Jeremias 
«Cerco de terror! Denunciai-o! Vamos denunciá-to!» Os que eram meus amigos espiam agora os meus passos: «Se o enganarmos, triunfaremos dele, e dele nos vingaremos. O Senhor, porém, está comigo, como poderoso guerreiro. Por isso, os meus perseguidores serão esmagados e cobertos de confusão, porque não hão-de prevalecer. A sua ignomínia nunca se apagará da rnemória," Mas Tu, Senhor do universo, examinas o justo, sondas os rins e os corações.(20,10-11)

------------------------
São tantos (a afinal ainda tão poucos)
os que de uma maneira ou outra nos indicam
o caminho da mudança,
de um coração de 'pedra' 
- enraivecido, vingativo, opressivo, mal-intencionado - 
para um coração de 'carne' 
- atento, generoso, pronto à compaixão, disposto a deixar-se perdoar -!
O pecado, quando se torna vingança, é o pior de todos
porque não enxerga o bem 
e faz da sede de 'altivez' uma maquinação absoluta,
ficando sem tempo para mais nada
a não ser encontrar todos os meios para condenar
e 'eliminar' todo aquele que se 'ponha no caminho'!
Como diz o Senhor,
"há 'demónios' -pecados  e maldades - que só fogem de nós, só são dominados,
pela oração" e pela oração de uns pelos outros.
Coloquemo-nos nas mãos de Deus.
Tanta ignomínia, tanta injustiça, tanta falsidade nas pseudo-acusações,
tanta 'magicação' incoerente e invectiva na mente humana...
Pouco a pouco, estes dias quaresmais permitem-nos ver 
ao mesmo tempo a criatividade do mal que condena inocentemente 
e a 'justiça' da fidelidade de Deus,
que se deixa aniquilar para nos ajudar a compreender 
o quanto somos 'baixos'... e assim nos dar entendimento 
para nos levantarmos de novo!
-----------------------------
 Oração: 
Senhor Jesus, mostraste que Te revelas, 
não só por palavras, mas também por obras.
Ajuda-me a viver em união contigo,
e a escutar atentamente as tuas palavras, p
ara ter em mim os sentimentos que estavam no teu Coração.
Que nas minhas actividades, que em todas as circunstâncias,
mesmo nas mais difíceis,
com as minhas palavras e com as minhas obras,
eu posso ser sinal do teu amor sem limites.
Que saiba perdoar aos meus irmãos todas as suas faltas para comigo, imaginárias ou reais.
Que eu saiba rezar por eles,
e oferecer-me generosamente, em espírito de amor e de reparação. Amen.

Sem comentários:

Enviar um comentário