DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

domingo, 12 de março de 2017

PEREGRINAÇÃO VICARIAL A FÁTIMA -11MAR2017

Na alegria da comunhão... É assim que, a meu ver de pároco, se pode resumir uma bela tarde em Fátima. É verdade que o tempo ajudou e todas essas coisas...mas a verdade é que se juntaram muitas centenas de cristãos, de todas as paróquias da Vigararia de Porto de Mós. Desde o desfile inicial, a saudação na Capelinha das aparições, as várias catequeses no Centro Paulo VI, à celebração maior da Eucaristia presidida pelo Sr. Bispo da Diocese... podemos afirmar que em tudo se excedeu as expectativas numéricas - as salas dos adultos a 'abarrotar', o salão Bom Pastor - com as crianças em número abundante, a exposição Luz e vida que não comportava todos os adolescentes e jovens- e também no 'espírito' com que se viveram este acontecimento. Até o convívio no jantar - com a agradável presença do sr. Bispo - e nomeadamente o terço com a Procissão das Velas foram significantes, seja pela agradável participação, seja pelo modo como se viveram. Uma especial referência merecem as imensas crianças (e adolescentes) das catequese paroquiais que coloriram  com a sua alegria e beleza - esta tarde. 
Peregrinou-se ate Maria´, como afirmou o nosso bispo, também como reconhecimento e gratidão pela visita que Ela também nos fez, na 'imagem peregrina- no ano que passou. 
Só foi pena que de algumas paróquias bastantes se tenham alheado. Sei lá porquê? Muitos afazeres? Misturar-se com outros? Vou lá noutra ocasião? (mas há momentos que não têm substitutos). O sentido de 'comunidade' maior, família maior, (de quem nós gostamos quando precisamos), embora tenha sido muito muito numerosa, ainda poderia ter sido mais. Quando se quer que venham à nossa comunidade, às nossas iniciativas, também não podemos ignorar as que os outros - a Vigararia - propõe!
Gastar tempo junto a Maria, em Fátima, nunca é demais!
Foi muito bom e acredito que, de todos os que participaram, ninguém tenha ficado com a sensação de tempo perdido.