DESTAQUE

INFORMAÇÕES ÀS COMUNIDADES EM TEMPO DE 'NOVO' CONFINAMENTO- 14 Janeiro 2021

CAROS CRISTÃOS DAS PARÓQUIAS DE ALVADOS, MIRA DE AIRE E SÃO BENTO Reenviam-se as informações da Conferência Episcopal Portuguesa, acabadas d...

terça-feira, 5 de junho de 2018

SOLENIDADE DO CORPO DE DEUS EM MIRA DE AIRE

Este ano 2018, no dia próprio, quinta-feira, 31 de Maio. Com a coincidência de ser a conclusão do mês de Maria. É mesmo impossível separar a Mãe do Filho. De uma maneira ou de outra eles reencontram-se, pois um 'depende' sempre do outro. Nas paróquias celebrou-se a solenidade com a dignidade merecida, na Eucaristia (pois é dela que se trata)!
Claro que, por uma agradável e já cimentada tradição, que se tem mantido viva e bem viva, Mira de Aire granjeou uma especial dedicação a este  dia, sempre tão simbólico e tão cheio de significado.
Talvez de sublinhar a expressão 'encontro na diversidade'. De facto, movidos por um espírito que está enraizado nos 'quarentões', e que extravasa para muitos - incluindo mais velhos e mais novos - partilharam-se dons e tempo para fazer um sempre 'belo' e sempre 'novo' - na arte e nos símbolos - tapete de flores. Este ano, para não fugir à 'regra', uma 'passadeira', cheiinha de milhares de pequeninas pétalas (naturais), fruto de muita dedicação, seja nos que desfolharam os seus jardins com o ânimo de ser parte viva da passagem de Jesus na Eucaristia (esses desconhecidos, mas bem amados pelo sentido do seu gesto), seja nos que pacientemente - na Baiúca da Piação - fizeram os preparativos e coordenaram a 'noite' longa da ornamentação e 'construção' do tapete.
O 'encontro da diversidade', que enriquece a 'alma duma terra', esteve também patente na presença das diversas associações e instituições mirenses, que no acontecimento culminante - a Eucaristia e a Procissão pelas ruas de Mira de Aire - foram parte viva e feliz deste dia. 
Quando as diferenças se juntam - genuinamente - acontecem maravilhas, visíveis e invisíveis! Feliz dia em Mira de Aire. 
Valorize-se sempre o que é bom e que 'identifica' uma terra!

VAMOS LÁ SABOREAR UM POUCO

https://video214.com/play/qK6W1OVxm8Z1cGQ8ejx3mQ/s/dark

ou

https://youtu.be/EfnGcReoayY

domingo, 3 de junho de 2018

A FÉ TAMBÉM SE OFERECE QUANDO SE PROFESSA - Festa da Profissão de Fé

O dinamismo, que é a mesma coisa que dizer 'vida', da fé e da confiança em Deus, como Pai, no seu Filho Jesus, e no amor do Espírito Santo... exprime-se essencialmente a partir da alegria e da festa! São elas a fonte e a energia que pode fazer de cada um de nós - especialmente do adolescentes que fizeram a a Profissão de Fé (6º ano da catequese) na paróquias de Alvados, São Bento e Mira de Aire - um feliz testemunho e exemplo de amor cristão aos outros. Aos que tiveram a graça de celebrar nestes dias esta alegria, às suas catequistas que os acompanharam e também (seguramente sentiram algum 'orgulho' positivo) participaram com emoção deste acontecimento, aos pais e familiares que - de um modo ou de outro - sentem particular afeição por estas etapas, aos que ajudaram (no canto e noutros 'pormenores importantes') para que se vivessem estes este significativos acontecimentos em comunidade, aos que se esqueceram e não participaram (preferindo outras certamente boas actividades - não sabendo o que perderam -  ou talvez tendo obrigações inadiáveis...), aos que a preguiça venceu... a todos queremos partilhar o que não se pode esconder: alegrias sérias e autênticas. 
Professar a Fé é - no meio dum rito previsto - dizer com a boca e coração: continuamos a ser teus amigos Senhor e reconhecemos diante de todos que não te esquecemos!

Em ALVADOS, a 3 de Junho 2018








Em SÃO BENTO, a 27 de Maio 2018










Em MIRA DE AIRE, a 26 de Maio 2018