DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

terça-feira, 23 de abril de 2019

A PÁSCOA APENAS COMEÇOU... E O DIA FOI FELIZ!

A não esquecer que, se é verdade que a Quaresma são '40 dias', a Páscoa são '50'! estes 'ditos' não valem só para o Carnaval (a vida são 2 dias e o carnaval 3). A vida deve ser muito mais celebrada e vivida, com a intensidade da alegria, durante este tempo pascal, que só termina no dia de Pentecostes, a 9 de Junho! E para quem tem fé e confia em Cristo, que vive e nos dá 'luz' na nossa vida, ainda mais intensos e belos são estes 50 dias. Ele, Cristo, guardou para estes próximos dias as mais 'belas palavras' (e testemunho) que Ele quis deixar aos seus amigos: a paz (serenidade), a alegria, a coragem de não ficar fechados ou inertes, a responsabilidade feliz de dar 'boas' notícias, a garantia do céu e da eternidade, a certeza de que está sempre connosco...
Neste 'dia dos dias' - o Domingo da Páscoa - tudo nas nossas comunidades humanas e cristãs foi movimento, nalguns casos um 'lufa lufa' que eu (e muitos) podemos constatar in loco, desde os sacerdotes (que até tiveram a ajuda preciosa do P. Amilcar), até aos que se desdobraram nas celebrações, ora cantando ora proclamando a Palavra, ora embelezando, ora preparando a 'mesa do convívio fraterno', sempre servindo! Mais do que gestos de generosidade, que também o foram, foram sinais de que a partilha dos nossos dons, da nossa presença, do nosso envolvimento...faz-nos felizes. Mesmo cansados, creio que todos os que se esforçam nestas ocasiões  se sentem bem... Pode-se sentir por vezes algumas coisitas que nem sempre decorrem como se imagina (porque nem todos sentem ao mesmo modo), mas tudo é superado pelos sentimentos maiores, que podem e são capazes de ultrapassar tudo. 
Em Alvados (incluindo a Barrenta), em Mira de Aire (com o Covão da Carvalha), em São Bento...nas suas expressões variadas, tudo foi Páscoa, tudo decorreu muito bem... Só quem nada (ou pouco faz) é que terá que se lamentar ou ignorará estes belos encontros ou terá sempre algo de mal a dizer e a apontar!
Felizes os que se dedicaram, de alma e coração para tornar mais bela e sentida a Páscoa deste ano, em todas os aspectos que não nos compete referir, pois certamente tudo foi feito sem a necessidade de 'aplausos', pois só Jesus Cristo é capaz de dar a cada um o seu 'prémio'! Ela, a Páscoa, vai continuar...não o esqueçamos! (aí estão algumas, pouquinhas, provas em imagens desta 'noite das noites' e 'Dia dos dias').
Padres Luizes

                                                                   em Alvados










em Mira de Aire

A Vigília




A Bênção pascal das Famílias








em São Bento