DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

sábado, 18 de abril de 2020

(18.04.2020) INDICAÇÕES PARA CELEBRAÇÃO EM CASA

O que se propõe são indicações, propostas, para uma melhor e mais 'frutuosa' participação nas celebrações on-line. Gestos e atitudes propícias em casa, a sós, ou em família.


II PÁSCOA (Pascoela)


PÁSCOA (no dia de Pascoela): O DOM DA PAZ, CHEIA DE MISERICÓRDIA

Olá caríssimos irmãos e irmãs de Alvados, Mira de Aire e São Bento

*Como certamente sabemos, mormente os que vivem mais assiduamente este tempo pós-dia de Páscoa, O primeiro fruto da ressurreição é a paz (dom de Deus). A primeira barreira a derrubar é a do medo e da dúvida (do ser humano). A experiência da ressurreição não é contada a partir de Jesus Cristo, mas a partir das testemunhas. É caso para tu, eu,  nos interrogarmos: Tens algo a contar? Qual é a tua experiência pascal? (Lucas 24:35-48)
* Um pouco à semelhança dos discípulos, após a Ressurreição de Jesus, também nós andamos um pouco atónitos, temerosos, boa parte fechados em casa (por indicação , receosos, incrédulos com os que nos tá a acontecer, indecisos (por que não prevemos) quanto ao futuro... Foi essa a experiência da 'fé pascal', como um acontecimento que se foi cimentando e fortalecendo com a confiança, o sentir de que Alguém continuava bem presente, o espírito fraterno, a oração.
* Neste II Domingo, após oito dias, o nosso coração 'pendura-se na infinita misericórdia' de Jesus que, não obstante as incredulidades e teimosias materialistas dos discípulos (especialmente de Tomé), não abandona e torna-se presente. Quando a ‘teimosia das certezas individuais está acima de tudo e de todos’, então sobrepõe-se também a desconfiança e a desunião (como o nosso tal amigo Tomé). Mas, Jesus, é mesmo misericordioso, porque não olha ao que lhe fazemos, mas sim ao amor que tem por nós.
* Na Páscoa, neste domingo (e seguintes) O Ressuscitado vai-nos recordando e preparando para a missão, o trabalho da fé... sem desanimar e - o que bem pode estar a acontecer em muitos cristãos - a não nos habituarmos à preguiça do testemunho. A letargia é um perigo muito perigoso! Preocupados com os contágios maléficos do vírus (e muito bem pois não podemos 'baixar a guarda') pode-se, pura e simplesmente, deixar de lado o 'pulsar' contínuo duma fé viva'!
* Neste domingo e nesta semana as nossas comunidades já tinham programado várias actividades e acontecimentos:
- Este domingo, a Festa em honra de São Bento ou da Pascoela. Na paróquia de São Bento tudo estava no bom caminho para viver um dia de alegria, na celebração e no convívio. Todos os envolvidos, os promotores, tinham preparado com dedicação. Esperamos, por quando for possível, assinalar esta data e este evento.
- No dia 25, um Concerto Solidário que reuniria bons talentos musicais na Casa da Cultura em Mira de Aire, em prol da solidariedade e que há tanto tempo estava a ser preparado com empenho.
- Recomeçaríamos várias actividades, nomeadamente a catequese…

Avancemos, sem escolher o 'medo', mas a esperança e a convicção de que os dias que Deus nos vai concedendo, seja qual for a situação em que vivamos, são sempre belos e preciosos. Estamos todos na mesma barca, ninguém se salva sozinho, ‘ninguém é mais que ninguém’ e ‘ninguém é menos que ninguém’. 



PROPOSTAS PARA ESTE DOMINGO

- Além da Eucaristia que celebrarei para as comunidades (e em nome de todos), às 11.30h (via facebook): https://www.facebook.com/leaosadio   ou  Luis Ferreira
                 . há ainda a Eucaristia nos vários canais televisivos

- Eucaristia presidida pelo Cardeal Dom António Marto, às 10.30h: https://youtu.be/1TY0eRBXTpc

- abaixo vai uma proposta para celebração familiar 


CATEQUESE
- Aos catequistas (e pais e familiares das crianças e adolescentes) proponho que explorem o seguinte:

 - https://www.youtube.com/user/canaleducris

neste canal irá ser facultado de 2ª a sábado um programa intitulado 'Catequese em casa', em directo, às 18.30h

https://laboratoriodafe.pt/

E, porquanto for possível e segundo a disponibilidade e facilidade, mantenham algum contacto com aqueles que a Igreja e Jesus tem colocado nas 'vossas mãos', no que se refere à educação cristã e partilha dos dons da fé.


PRÓXIMOS TEMPOS

Como é plausível as próximas semanas (sem saber quantas) ainda serão de algumas restrições e não teremos oprtunidade de nos juntarmos em grupo, como comunidade. Por isso, e até novas orientações, desde já está assente:

- cancelamento das 'festas da catequese', baptismos e casamentos
- cancelamento do Crisma
- cancelamento da recitação do terço no Mês de Maria

Entretanto vamos estando até ao que for surgindo.

pluis ferreira, pároco


sexta-feira, 17 de abril de 2020

DOCUMENTÁRIOS SOBRE IRMÃ LÚCIA

Para não nos agarrarmos demasiado ao noticialismo do Covid-19 eis algumas sugestões de leitura e visualização. Creio mais animadores e, quem sabe, iluminadores de coisas que não sabiamos tão bem.
espero que seja do vosso agrado (também serve para ver em família, com os mais piquenos, e quem tem estas tv's mais modernas com youtube...mais fácil é).
Há um sem número de possibilidades.
Permito-me sugerir:

- dois interessantes documentários sobre Lúcia de Jesus (a Irmã Lúcia)


https://www.youtube.com/watch?v=jGqMVpsEdYk

https://www.youtube.com/watch?v=GQf2IaPF9V4

PÁSCOA DE 2020, A CRUZ DE RAMOS E DA PÁSCOA (vídeo)

Nesta Páscoa de 2020 há o amor que nunca acaba, é vida de sempre e para sempre.
Tempo sempre novo - mesmo confinados aos quatro cantos do lar ou dum lar - a redescobrir, também este ano.
A Páscoa apenas começou. Ela termina no dia de Pentecostes, a 31 de Maio. Até ainda temos mais tempo para abrir as nossas portas e deixar arejar os cantos ainda húmidos ou cheios de 'mofo'! 
É uma Páscoa diferente e, por isso, 'estranhamente' nova. Quem dera fosse um tempo para centrar a vida no 'essencial'. 
O essencial nunca está no nosso umbigo, esse era uma passagem quando no ventre materno nos nutriamos para viver, mas foi cortado...Quem olha só para o seu umbigo torna-se intolerante, incapaz de passar da sexta-feira santa, longe da cruz (como o diabo), indiferente e parente da boçalidade..., forte de 'nada'.... O Senhor passa, mesmo que os nossos olhos não o possam ver como desejaríamos.
Este é um tempo que nos põe à prova, na humildade da fragilidade - pelo contexto humano com que nos confrontamos - na paciente harmonia com todos os que vivem debaixo do mesmo  tecto (ou com aqueles que gostaríamos ao nosso lado), entrelaçando laços mais apertados.
Ninguém fica 'distante' nestes dias (só se quisermos). Ainda que as nossas portas estejam mais 'fechadas' e nos falte o ar, nunca estamos sós. Os primeiros amigos de Jesus ressuscitado reuniam-se nas suas casas, mas com a alegria de sentir que o Senhor estava com eles.
A Páscoa permite-nos cantar em qualquer circunstancia. Vai chegar o tempo de 'abrir as portas', as da casa para sair, as das igrejas para voltar a entrar. Mas as portas do coração podem e devem estar sempre abertas para viver a cruz florida da Páscoa.

Vi muitas cruzes, nas ruas a agora no computador. Tão belas e tão cheias de carinho. As mãos e a arte que as compuseram são ferramentas que exprimem a seiva que passa por dentro de quem as idealizou.

APRESENTO-VOS UMA AMOSTRA QUE FOI CHEGANDO...DAS CRUZES DE RAMOS E DE PÁSCOA.
UMA BELA MEDITAÇÃO SOBRE A 'SABEDORIA DA CRUZ', QUE NÃO NOS DEIXA INDIFERENTES. ELA, SENDO DURA E CRUA PODE-SE TRANSFORMAR EM SINAL DE PAIXÃO E DE AMOR, DE VIDA NOVA.

esta apresentação pode ser visualizada em quatro modos (para o caso de algum não funcionar):

*    https://video214.com/play/btC4bpACItJeBJGmbNacDw/s/dark   ou  https://bit.ly/3bs8FEM


*   MEO KANAL (tecla verde do comando televisivo), canal 514886


'Juntos somos luz, a tormenta passará, é preciso saber perder para depois se ganhar, e mesmo saem ver, acreditar'

Este domingo celebramos o DOMINGO DA MISERICÓRDIA. Se lermos os textos (ou escutarmos na Missa) vamos perceber muito bem o porquê do Papa São João Paulo II ter instituído e proposto a todos os cristão este domingo, com este nome.


PLuis

domingo, 12 de abril de 2020

(12.04.2020) MEDITAÇÃO EM DOMINGO DE PÁSCOA



RESSOA NA MADRUGADA
'EIS O DIA DO SENHOR'
CRISTO VENCEU 
SURGE A VIDA QUE É AMOR

ALELUIA...A CANTAR
A PÁSCOA NÃO CESSARÁ
NASCE A ETERNIDADE
SÓ A ALEGRIA NÃO PASSARÁ!


https://bit.ly/2V3Y8J0

(descarregar este ficheiro: 1. seleccionar- 2. com o botão direito do rato 'ir para...' - 3- 'guardar' (verificar onde fica guardado) - 4. procurar o ficheiro e 'abrir')