DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

sábado, 4 de dezembro de 2021

SÍNODO - Um convite para participarmos

 O SÍNODO NAS NOSSAS PARÓQUIAS

Já está em movimento em muitas paróquias.

Vamos também nós participar. É esta a hora.

Em São Bento já está programado um encontro no dia 5 Dezembro, às 15.30. A Delegada ao Sínodo, que fará a ponte entre a paróquia e a diocese é a Márcia Ferraria.

Em Mira de Aire já está programado um encontro no dia 15 Dezembro, às 20.30, numa das salas da Cripta.  Delegada ao Sínodo, que fará a ponte entre a paróquia e a diocese é a Ana Quaresma.

O convite é feito a todos e a cada um. Participemos. Colaboremos.

Os delegados serão a voz de cada um de nós, se nós participarmos, se sentirmos que somos comunidade, se 'eu' (cada um) disponibilizar algum tempo para estes encontros que serão de partilha, de reflexão e de resposta. 

Será constituído um  (ou mais grupos) na paróquia e a partir das respostas às questões colocadas faremos ouvir o nosso sentir, a nossa voz... e isso é o grande sinal que somos autêntica família cristã, participante, feliz por se encontrar e entregar a nosso testemunho.

Saiamos da nossa casa (mesmo quando custa um pouquinho), porque juntos tudo é mais bonito.

CAMINHANDO JUNTOS SOMOS TODOS MAIS FELIZES!

Aqui vai uma breve e bonita explicação daquilo que vai acontecer, se nós quisermos: O QUE É O SÍNODO



II DOMINGO ADVENTO C (2021) - Cartaz e pensamento

 


quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

CAMPANHA DE ADVENTO - Catequese



Um percurso a realizar, um caminho a percorrer...para que o Natal não fique esvaziado de Jesus, mas cheio da Sua vida, que é a sua vinda. 

Tudo já está preparado (?): o 'black friday', o 'cyber monday', a correria, o tempo que se escapa e já não chega para todas a 'ordens' que chegam à porta, a luzes de "perlimpimpim''...são as 'armas' terrenas para correr em direcção ao 'natal'!
Mas vamos pôr os pontos nos is: este tipo de natal prescinde de Jesus, não O tem em conta, anula-O, não faz parte da 'mesa', nem da casa, nem da conversa, muito menos o 'perú sabe que Ele está no meio de nós'"!!!!...não interessa nada!

Então a preparação para o Natal de Jesus? Nós queremos fazê-la...já estamos a 'andar'. Em família e na nossa Igreja estamos a colocar sinais visíveis (e também invisíveis) do Natal, que é nascimento e (re) encontro com o Menino, com Maria, com José...com a família.
As crianças, adolescentes e jovens da catequese estão a realizar um caminho, que se espera seja feito em harmonia e com a colaboração da sua família: uma coroa de Advento com 4 - ou 5 velas -  (que se vai completando com o acendimento semanal de uma), a edificação do presépio, a resposta a algumas perguntas que são colocadas na catequese, a composição de um 'puzzle' na Igreja durante a Eucaristia.

Não deixemos Jesus nascer sózinho...procuremos estar ao seu lado, com sua Mãe e José. Abandonar Jesus no Natal seria ser solitários e apenas interessados nas coisas sem vida... 




O PRIMEIRO DO ULTIMO - acendem-se a luzes no Largo da Mira


INAUGURAÇÃO LUZES DE NATAL (link)

Por compromisso e iniciativa dos Quarentões '81, com apoios vários, no primeiro dia do mês de Dezembro acendem-se as luzes que iluminam o Largo da Igreja e algumas ruas de Mira de Aire. Que seja sinal de feliz mês em honra de Nossa Senhora do Amparo

As luzes exteriores acendem-se! Que se reacenda e fortaleça também a luz interior... para que o Natal seja a um só tempo, a alegria festiva do encontro humano e a celebração da vida do protagonista principal, Jesus de Belém. É a fé e a confiança na vida que Jesus vem oferecer, em cada ano, aos corações humanos, aos 'homens e mulheres de boa vontade'!

O Advento do tempo novo, dum Natal feliz...nos comprometa com atitudes de confiança, generosidade, fraternidade...

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

CARTAZ FESTIVIDADES EM HONRA DE NOSSA SENHORA DO AMPARO (Mira de Aire)- Q'81

 Mira de Aire, terra da nossa gente,

A fé não deve estar só presente no início da caminhada, é importante que ela se estenda até ao final desse percurso. Como tal, mesmo com o fim da nossa jornada em vista, é com muito comprometimento que os Quarentões de 1981-2021 apresentam o Cartaz referente ao programa religioso das Festas em Honra da Nossa Senhora do Amparo. A sua grandeza e essência merecem ser honrados pelo que pedimos, uma vez mais, que vivam e sintam este nosso almejar Mirense.
Nota: Informamos que a Missa da Sagrada Família e Ausentes a 26 Dezembro será realizada às 11.30 h e não às 16 horas.
Q81


ALARGAR HORIZONTES (CXLI) - Estás preparado?