DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

sábado, 30 de março de 2019

IV DOMINGO QUARESMA C


IV DOMINGO QUARESMA: não importa porque voltas, basta o primeiro passo!

Não importa por que voltas; a Deus basta o primeiro passo

«Quando ainda estava longe, o pai viu-o, e, enchendo-se de compaixão, correu a lançar-se-lhe ao pescoço e cobriu-o de beijos» (Lucas 15,1-3.11-32): a mais bela das parábolas, em quatro sequências narrativas.
Primeira cena. Um pai tinha dos filhos. Na Bíblia, este início causa logo tensão: as histórias de irmãos nunca são fáceis, muitas vezes narram dramas de violência e mentira, evocam Caim e Abel, Ismael e Isaac, Jacob e Esaú, José e os seus irmãos, e a dor dos pais.
Um dia, o filho menor vai-se embora, à procura de si próprio, com a sua parte da herança, de “vida”. E o pai não se opõe, deixa-o sair, ainda que tema que isso lhe fará mal: ele ama a liberdade dos filhos, provoca-a, festeja-a, padece-a. Um homem justo.
Segundo quadro. Aquela que o jovem começa é a viagem da liberdade, mas as suas escolhas revelam-se escolhas sem salvação (depauperou os seus bens, vivendo de maneira dissoluta). Uma ilusão de felicidade da qual acordará no meio dos porcos, ladrão de bolotas para sobreviver; o príncipe rebelde tornou-se servo.
Então volta a si, fazem-no pensar a fome, a dignidade humana perdida, a recordação do pai: quantos assalariados em casa do meu pai, quanto pão! E decide voltar, não como filho, mas como um dos servos; não procura um pai, procura um bom patrão; não volta pelo sentido de culpa, mas pela fome; não volta por amor, mas porque morre. Mas a Deus não importa o motivo pelo qual nos pomos a caminho, para Ele chega o primeiro passo.
Terceira sequência. Agora a ação torna-se premente. O pai, que é espera eternamente aberta, vê que ainda estava longe, e enquanto que o filho caminha, ele corre. E quando o jovem tenta uma desculpa, o pai não repreende, mas abraça: tem pressa de mudar a distância em carícias. Para ele, perder um filho é uma perda infinita.
Não tem filhos para lançar fora, Deus. E mostra-o com gestos que são ao mesmo tempo maternos e paternos, e por fim régios: depressa, a roupa mais bela, o anel, as sandálias, o banquete da alegria e da festa.
Última cena. O olhar deixa agora a casa em festa e pousa num terceiro personagem que se aproxima, do regresso do trabalho. O homem ouve a música, mas não sorri; não tem a festa no coração. Bom trabalhador, obediente e infeliz. Às voltas com a infelicidade que deriva de um coração que não ama as coisas que faz, e não faz as coisas que ama: eu sempre te obedeci, e a mim nem sequer um cabrito… O coração ausente, o coração noutro lugar.
E o pai, que procura filhos e não servos, irmãos e não rivais, pede-lhe com doçura para entrar: a vida está na mesa. O final é aberto: compreenderá? Aberto à oferta nunca revogada de Deus.
Ermes Ronchi 

sexta-feira, 29 de março de 2019

PEREGRINAÇÃO DIOCESANA A FÁTIMA - 7 de Abril

Palavra do nosso Bispo na sua Mensagem para a Quaresma 2019:


Peregrinar ao encontro de Cristo

Não há Quaresma sem a luz da Páscoa, isto é, sem o encontro com Cristo Ressuscitado. Nesta perspetiva se insere a peregrinação diocesana a Fátima no quinto domingo da quaresma, dia 7 de abril. Convido todos a participarem e, de modo particular, os jovens. Em consonância com o programa pastoral, peregrinaremos sob o lema “Ao encontro de Cristo com Maria e Francisco Marto”. Este ano incluímos a memória deste pastorinho de Fátima, porque comemoramos o centenário da sua morte. Será um momento particular de graça para contemplar Cristo com Maria e com o exemplo do pequeno Francisco, que Nossa Senhora conduziu à adoração e à intimidade com Jesus ressuscitado presente na Eucaristia, no sacrário das nossas igrejas e capelas. Ela também nos ajuda hoje no caminho da conversão para que as nossas comunidades cresçam numa fé mais viva e num espírito mais missionário, recebendo e irradiando a alegria e o calor do encontro com Cristo na Páscoa da ressurreição! Então, poderão contagiar e ajudar os jovens a terem o seu encontro pessoal com Cristo vivo e a serem revitalizadas com as suas experiências e o entusiasmo da sua vivência da fé cristã.


Aqui está o cartaz com as informações do programa:
PEREGRINAÇÃO DIOCESANA A FÁTIMA- 7 ABRIL

-----------------------------------
Daí que haverá alteração no horários das Missas