DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

A NOSSA QUARESMA, uma reflexão e uma proposta

O QUE VEM DEPOIS DE UM BOM CARNAVAL?
Depois dos foliões e das folias de Carnaval, que por aqui - pelo menos em Mira de Aire - ficaram certificadas com uma imaginação (a meu ver em certas áreas algo exagerada, mas apenas no meu ver) simpática e com uma boa qualidade, inicia-se hoje - quarta-feira de cinzas - um tempo que clama renovação, recomeço, reconciliação, misericórdia, caridade fraterna... Normalmente partilha-se e ri-se de coisas bonitas e engenhosas, mas também de algumas 'baboseiras, e, se calhar, não há a mesma força para partilhar risos com alegrias interiores, de amizade genuína (que não se veste nem se pinta), de gestos simples e genuínos que vêm do coração...
Pronto, o Carnaval terminou e agora, a adesão às coisas mais sérias da vida? Ter-se-á o mesmo empenho, arte e compromisso? O que é mais exigente também pede mais dedicação, esforço, vontade... para ser mais autênticos e melhores! É preciso deixar de lado a lengalenga habitual de que 'não vale a pena' e que 'já não tenho tempo para essas coisas', isso é para os 'beatos e beatas'! Quem faz estas afirmações fá-lo por convicção de que não precisa de mudar nada, de que é certinho e justo, ou por 'gozo' para com os que fazem destes próximos dias uma aproximação a 'verdade verdadinha' da vida, ou ainda por indiferença absoluta?
Este tempo chamado 'quaresma', 40 dias, pode ser, nas palavras do Papa Francisco 'um tempo rico de gestos humanos que se tornam divinos por serem tocados e - mesmo sem a inteira percepção - pela graça de Alguém que nos amou primeiro e nunca se cansa de tentar recuperar-nos'! Ele é mais forte que a nossa teimosia! Acho pertinentes, no princípio desta caminhada, mais uma vez a palavras de Francisco (Papa): "não devemos ter medo que a vida acabe, devemos é ter medo que ela não recomece...enquanto vivemos".
Cá, nas nossas terras, nas nossas comunidades mirense, alvadense e são bentonense temos algumas propostas bem concretas. Aqui vão algumas delas. Cada um fará conforme o coração lhes ditar e o desejo de viver a sério estes dias até à grande festa da Páscoa. 
Neste Ano tão peculiar, por ser Ano Santo da Misericórdia, Maria nos ajude a caminhar como ela, sempre atenta à beleza e amor de um Pai do Céu que ama sem fim! Nunca podemos cansar-nos de recomeçar de novo!

1. Já sexta-feira, dia 12, haverá um encontro de formação sobre um documento de São João Paulo II, 'Dives in misericordia'. Será na Cripta da Igreja de Mira de Aire, às 21h. 
2.Como nos anos anteriores, incentivamos os fiéis a fazerem o “Retiro Popular” na oração e partilha, este ano com o título “A graça de misericórdia sob o olhar de Maria”. Há guiões disponíveis.
3. Iremos organizar as ’24 horas para o Senhor’, conforme nos propõe o Santo Padre, das 18h do dia 4 às 18h do dia 5 de Março. Quem desejar, em grupo, responsabilizar-se por algum tempo dê a conhecer.
4. A peregrinação diocesana a Fátima, no dia 13 de março, sob o lema “Com Maria, Mãe de misericórdia”.

5. o contributo penitencial desta Quaresma (Renúncia Quaresmal) destina-se a uma iniciativa de apoio social e económico a grávidas em dificuldade, que vamos implementar na nossa diocese através da Cáritas Diocesana. 
6. disponibilidade dos sacerdotes acolher quem deseje reconciliar-se individualmente.