DESTAQUE

INSCRIÇÃO E RENOVAÇÃO NA CATEQUESE

  ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- FORMULÁRIO P...

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

MENSAGEM PARA A QUARESMA 2022 DO CARDEAL DOM ANTÓNIO MARTO

 'Semear o bem e a paz'. Todo o tempo, cada ano, dia, hora, minutos e segundos... serão uma permanente construção do bem e da paz. Mas pela pertinência que o tempo da quaresma oferece aos que crêem, pelas proposta aí contidas, pela lucidez e beleza do texto, pelos convites a tornar estes 40 dias ricos de 'vida' e na espiritualidade...partilho o texto que segue, do cardeal Dom António Marto.

---------------------------------------------------


MAIS QUE UMA MENSAGEM...UMA PROPOSTA CONCRETA

 


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

AÍ ESTÁ A QUARESMA (2022): 2 de Março

O TEMPO PRECIOSO QUE  É UM PRIVILÉGIO

“Não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos” (Gal 6, 9-10)

Para quem tem fé e confia no Deus de bondade, Pai, misericordioso, cheiinho de compaixão...eis que se aproxima o tempo 'riquíssimo' de espiritualidade.

Começamos na quarta-feira, este ano a 2 de Março, com aquelas 'cinzas' tão eloquentes, que falam aos humildes e aos que desejam 'renascer', RECOMEÇAR, renovar... àqueles que nunca se cansam, que são pacientes mas não imprudentes, que confiam em 'novas oportunidades' (que não querem perder), que não se 'confinam' à pseudo-segurança do 'deixa estar', do 'quietinhos' para não levantar ondas à vida!

Eis o nosso primeiro gesto comunitário, nas nossas comunidades paroquiais:

Aproveite-se...pois para se entender e saborear a alegria da Páscoa, da vida, é essencial 'remendar' o que está - porventura - roto e lançar-se na escada que leva ao alto, mas que tem os degraus para subir (a reconciliação, o recentrar a bússola para norte, a humildade - que é a armas dos fortes -, o abandonar o 'confinamento' da vida cristã e sacramental, a caridade...)


-----

Aqui vão três documentos:

- um belo texto para entrar no espírito quaresmal deste ano tão peculiar. Uma feliz relação entre a QUARESMA-PANDEMIA-SINODO. 

- a mensagem para a Quaresma do Santo Padre.

Leia-se:

1. Três conversões quaresmais

2. Mensagem Quaresma cardeal Dom António Marto

3. Mensagem Quaresma Papa Francisco