DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

sábado, 9 de maio de 2020

NA SEMANA DA VIDA (10-17 de Maio)





A FRAGILIDADE HUMANIZA A VIDA

“Re-conhecer e aceitar a própria fragilidade e cuidar das fragilidades em que ela se manifesta torna a pessoa mais humana, é condição indispensável de humanização pessoal.
Conhecer e aceitar a fragilidade do outro, suportar, acolher e perdoar as suas consequências e cuidar das fragilidades em que ela se manifesta, ajuda o outro a ser mais humano e humaniza as relações, que se tornam fonte de humanização. Isto é particularmente relevante para a vida das famílias.
Cuidar dos mais frágeis humaniza-os, humaniza aquele que cuida e humaniza a sociedade. A qualidade humana de uma sociedade avalia-se na qualidade dos dinamismos de solicitude e estratégias de cuidado dos seus membros mais frágeis.
Só é verdadeiramente humana uma sociedade compassiva, capaz de promover a justiça social e os mecanismos da solidariedade que a reequilibrem quando as consequências da fragilidade humana partilhada por todos se abatem sobre alguns.”

Comissão episcopal



V DOMINGO PÁSCOA (A) - Pensamento


PROPOSTAS CELEBRATIVAS EM FAMÍLIA - V DOMINGO DA PÁSCOA


Pode não parecer, mas o tempo vai 'voando' e já estamos no quinto domingo depois da Páscoa.
Embora a nossa vida cristã esteja 'limitada' no seu exercício comunitário a algumas ferramentas digitais e que têm proliferada em todas as comunidades, pelo mundo fora, e com uma 'criatividade' que surpreende...é evidente que as nossas semanas e dias têm sido cheiinhos de momentos e acontecimentos de fé. Só quem quis e quer afastar-se da vivência regular da sua fé é que inventou desculpas, que mais não serão do que alguma preguiça, apego ao sofá (agora um sofá de recosto direito, pois já pode cansar outro tipo...), e pouca convicçao e amor ao dom que nos foi confiado desde o nosso baptismo. É evidente que nos falta o ‘pão da Eucaristia’, do sentir que somos família que se encontra…e isso dá-nos o sabor agro de um vazio que esperamos possa ser preenchido logo que possível. Dito isto
vem aí outra semana repleta de motivos para celebrar, rezar, escutar, conversar, contemplar e agir (conforme as limitações que temos).
1.     Estamos às portas da Semana da Vida, que decorrerá de 10 a 17 de maio. O tema da semana está bem afinado por estes tempos que vivemos: a fragilidade humaniza a vida.
2.     Por estes dias (12 e 13) faremos também uma peregrinação do coração a Fátima. 
3.     no dia 15 celebraremos o Dia Internacional da Família.
4.     4.Continuamos a transmitir a celebração da Eucaristia, aos domingos, às 11.30
5.     Continuamos a rezar diariamente o Terço (na Igreja Paroquial de Mira de Aire) via facebook: https://www.facebook.com/mialsb (Paroquias de Alvados Mira de Aire e São bento) ou https://www.facebook.com/leaosadio/ (luis ferreira) . Esta semana vamos também envolver alguns membros das comunidades de Alvados e São Bento

É em família que vivemos e celebramos o domingo, dia do Senhor. 
Desde já damos algumas luzes para alguns destes acontecimentos de fé. Comecemos pela celebração deste domingo.

V DOMINGO PASCOA


LITURGIA FAMILIAR
A primeira coisa é preparar o ambiente e distribuir as tarefas pelos membros da família. colocar num espaço (mesa ou pequeno altar): vela acesa, cruz, imagem, nestes tempo a imagem de Nossa Senhora (talvez de Fátima)


SAUDAÇÃO PAI OU MÃE:
Unidos a Cristo, celebramos os louvores de Deus cuidando e oferecendo a nossa vida pelos outros. Na união das nossas vozes e dos nossos corações, nesta ‘igreja doméstica’ que é a nossa família, também se exprime a unidade de toda a Igreja, que tem Jesus Cristo como pedra angular. Celebramos com alegria o Domingo da Páscoa do Senhor: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amen.
----------------------------------
PEDIMOS PERDÃO [cada membro da família é convidado a lavar os olhos] Esta água, com que lavamos os nossos olhos, nos ajude a reviver a graça do Batismo, que faz de nós geração eleita, sacerdócio santo, pedras vivas da Igreja de Jesus Cristo. FILHO/A: Senhor, abre os meus olhos para Ti, para que eu te reconheça como o Caminho a seguir! Cristo, abre os meus olhos para Ti, para que eu te reconheça como a Verdade que liberta! Senhor, abre os meus olhos para Ti, para que eu te reconheça como a Vida em abundância!
-----------------------------------
ACOLHEMOS A PALAVRA [Ver/ouvir a primeira parte do vídeo/audio disponíveis no Laboratório da fé; Quem não tem acesso aos meios digitais pode ler o texto em anexo]
----------------------------------------
LEITURA DO SANTO EVANGELHO SEGUNDO SÃO JOÃO [capítulo 14, versículos 1 a 12] Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não se perturbe o vosso coração. Se acreditais em Deus, acreditai também em Mim. Em casa de meu Pai há muitas moradas; se assim não fosse, Eu vos teria dito que vou preparar-vos um lugar? Quando Eu for preparar-vos um lugar, virei novamente para vos levar comigo, para que, onde Eu estou, estejais vós também. Para onde Eu vou, conheceis o caminho». Disse-Lhe Tomé: «Senhor, não sabemos para onde vais: como podemos conhecer o caminho?». Respondeu-lhe Jesus: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim. Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. Mas desde agora já O conheceis e já O vistes». Disse-Lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta». Respondeu-lhe Jesus: «Há tanto tempo que estou convosco e não Me conheces, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai. Como podes tu dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que Eu vos digo, não as digo por Mim próprio; mas é o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras. Acreditai-Me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim; acreditai ao menos pelas minhas obras. Em verdade, em verdade vos digo: quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai». [Ver/ouvir a segunda parte do vídeo/audio...]
----------------------------------------
PARTILHAMOS A PALAVRA
Por estes dias, o que mais ouvimos é que, enquanto não houver vacina, não poderemos voltar à normalidade. ‘Normal’ entende-se fazer o mesmo que antes da pandemia. Ávidos e absorvidos pela pressa do ‘normal’, parece que nos esquecemos: primeiro, esse normal nunca mais volta; segundo, reconhecemos um ‘mundo doente’, e queremos voltar ao mesmo, perder a oportunidade de renovação. Jesus Cristo, no evangelho, lembra que já conhecemos o caminho. Ainda estamos, como Filipe, à espera de uma solução mágica ou que outros façam o que nos compete para mudar de rumo em direção a Deus? Podemos assumir a nossa missão de ‘pedras vivas’ para construir uma nova ‘casa’, ao estilo de Jesus Cristo. A incerteza deste tempo, não nos retire a confiança: «não se perturbe o vosso coração». Hoje, abramos também a janela da compaixão e da misericórdia, Com esta pandemia, tomamos consciência de que somos todos frágeis, todos necessários, todos importantes, todos carecidos de Deus e todos carentes dos outros.
Somos ‘pedras vivas’, mesmo se as nossas estruturas estão de portas fechadas. O mistério e a vida da Igreja não se confinam ao seu espaço físico. Em casa, cada casal que se eleva o coração para Deus, cada família que se reúne em nome de Jesus Cristo, formam um ‘templo espiritual’, onde se manifesta a presença do Senhor.
--------------------------
PRECES
No início desta Semana da Vida, descobrimo-nos preciosos nas nossas fragilidades. Por Jesus Cristo, e pela mediação materna de Maria, confiemos a Deus, nosso Pai, as nossas preces, dizendo: Deus Pai, transforma o nosso coração!

> Pela Santa Igreja, edifício espiritual em construção: acolha o desafio à renovação, a partir de Cristo, seu único fundamento, sua pedra angular. Nós te pedimos: Deus Pai, transforma o nosso coração!

> Pelos diáconos, fiéis ao serviço da Palavra e dos pobres: sejam um sinal vivificante da Igreja, de modo que ninguém fique para trás. Nós te pedimos: Deus Pai, transforma o nosso coração!

> Pelos que andam perturbados, pelo medo e pela desconfiança, em relação ao futuro, por causa desta pandemia: ponham em Ti a sua confiança e em Jesus Cristo encontrem o Caminho, a Verdade e a Vida. Nós te pedimos: Deus Pai, transforma o nosso coração!

> Pela nossa família e todas as famílias cristãs: vivamos este tempo novo como oportunidade de renovação inadiável, para reativar o nosso sacerdócio batismal, por meio da oração, da catequese, da celebração e da partilha. Nós te pedimos: Deus Pai, transforma o nosso coração! >

[acrescenta a tua intenção].

Nós te pedimos: Deus Pai, transforma... Ó Maria, aurora do mundo novo, confiamos-te a causa da vida. Faz com que todos aqueles que creem no teu Filho saibam anunciar com desassombro e amor o Evangelho da vida. Amen.

COMPROMISSO
Vamos dispor a nossa agenda, de modo a acompanhar as celebrações dos dias doze e treze, em Fátima. Podemos fazer a ‘peregrinação do coração’ (www.fatima.pt). Depois, no dia 15, entre as 21h e as 21h30, para assinalar o Dia Internacional da Família, podemos participar na vigília de oração, unidos a todas as dioceses (através da Agência Ecclesia). Bendigamos o Senhor! TODOS: Graças a Deus!
-----------------------------------------------------------------------

(quem tiver uma viola – ou mesmo sem – pode cantar um cântico de alegria, aleluia)

domingo, 3 de maio de 2020

NO DIA MUNDIAL DAS VOCAÇÕES (IV Domingo da Páscoa)

Neste dia do Bom Pastor, colocamos nas mãos e no coração de Jesus, a nossa oração pelas vocações, sacerdotais, religiosas e de cada vida humana. Cada um tem uma missão a realizar neste vida de peregrinação. Ninguém anda qui 'por acaso' ou 'por acidente'. Trata-se de considerar que durante a vida é fundamental realizar um 'discernimento' - avaliar, reflectir, propor - escolhas. E fazer sempre a pergunta: quem melhor nos pode ajudar, quem pode ser um(a) bom(boa) conselheiro, exemplo, modelo? Em quem posso confiar e pedir apoio?
Jesus propõe-se com a sua vida e a sua Palavra! Rezemos pelas vocações:


HOJE - 3 MAIO 2020 - É DIA DA MÃE