DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

sábado, 14 de fevereiro de 2015

ENCONTRO VICARIAL COM O BISPO DIOCESANO

O nosso bispo vem visitar-nos. Virá visitar a Vigararia de Porto de Mós, das qual fazemos parte. Será no local, dia e hora abaixo indicados. Esse encontro tem como tema principal 'A Família e o trabalho: equilíbrio possível ou impossível?'. Procuremos participar todos os que pudermos, para que as nossas comunidades de Alvados, Mira de Aire e São Bento, estejam bem representadas. Participar é interessar-se! 
VAMOS TODOS LÁ! Casais jovens e menos jovens, famílias, qualquer um deve ser parte viva neste encontro.

RETIRO POPULAR quaresma 2015


VI DOMINGO COMUM B


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

SÍNODO SOBRE A FAMÍLIA

D. António apela à Diocese para participar na reflexão sobre a família em ordem ao Sínodo dos Bispos de 2015

Caros diocesanos,

O Papa Francisco tornou público o relatório sinodal da assembleia realizada em Roma no passado mês de outubro e decidiu que o mesmo servisse de documento preparatório para a XIV Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre o tema A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo, a realizar de 4 a 25 de outubro deste ano. É desejo do Papa que as Igrejas locais participem nesta reflexão, amadurecendo, “com verdadeiro discernimento espiritual, as ideias propostas”, em ordem a “encontrar soluções concretas para tantas dificuldades e os inúmeros desafios que as famílias devem enfrentar”.

Correspondendo ao desejo do Papa, apelo a toda a Diocese de Leiria-Fátima para que se empenhe na reflexão pedida. Nesse sentido, o documento com as questões é colocado no sítio da Diocese, para que as pessoas possam ter acesso a ele e, se o desejarem, de modo pessoal ou em grupo, poderem responder no todo ou em parte, indicando sempre o número da questão. Nesta reflexão devem participar também, como lhes for possível, as comunidades de vida consagrada, os movimentos e as associações de fiéis.

Para a reflexão mais organizada, o Departamento de Pastoral Familiar vai enviar instruções aos párocos para a promoverem nos seus conselhos pastorais e a fazerem eles próprios. Nos conselhos diocesanos (vigários, pastoral, presbiteral e de coordenação pastoral) a mesma reflexão será incluída nas agendas das respetivas reuniões.

As respostas às questões deverão ser enviadas até ao dia 28 de fevereiro, para o email: pastoralfamiliarleiria@gmail.com Espero uma boa participação da Diocese e o empenho de todos na oração pelo bom êxito dos trabalhos do Sínodo.


Leiria, 13 de janeiro de 2015
† António Marto, Bispo de Leiria-Fátima

Nota: pode descarregar aqui o documento em  texto ou em pdf