DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

quarta-feira, 20 de junho de 2018

segunda-feira, 18 de junho de 2018

A ALEGRIA DE SER FAMÍLIA MAIOR - A FESTA DA FÉ

FESTA DO ENCERRAMENTO DA 'FESTA DA FÉ' no Centenário da Restauração da Diocese de Leiria-Fátima... 15-17 Junho.
Neste domingo conclui-se a Festa da Fé. Foi quem quis... mas participaram muitos milhares, vindos de todos os cantos da 'nossa' diocese. Da minha parte, muito pessoal, fica alguma mágoa e alguma tristeza por vislumbrar tão pouquinhos da nossas comunidades...enquanto de outras era visível uma alegria de 'grupo', de terra, de família... Mas há tempos que cada um valoriza a seu modo! Por vezes queixamo-nos que a Igreja  está fechada...e nós (eu) participamos na sua 'abertura', aos outros, ao mundo? Saímos, quando nos convidam? Nesta festa não houve 'protagonistas' de primeira e talvez por aí mesmo se entenda que muitos tiveram a alegria de estar com 'todos' e fazer festa com todos, outros assim não entenderam!
Mas creio firmemente que os que tiveram a 'coragem' de ir, não ficaram desiludidos, antes pelo contrário.
No sábado os mais pequenos deram 'cartas', e de São Bento e Mira de Aire os mais pequenos (cerca de 50, acompanhados pelas catequistas) juntaram-se a mais de 2500 na 'pacífica invasão' da cidade de Leiria. E por lá conviveram e com criatividade fizeram belas descobertas.
No domingo foram os adolescentes e jovens, cerca de 800, que interagiram e também eles se enriquecerem, sabendo mais sobre a cidade, a Igreja e a comunidade.
De tarde, tudo convergiu para uma solene celebração, também aqui com a presença dos tais muitos milhares de diocesanos que, no final acompanharam em cortejo a imagem da Nª Srª de Fátima até à Sé, que ficou 'cheiinha que nem um ovo', e onde o nosso bispo fez a consagração da Diocese a Nossa Senhora.
A conclusão foi muito interessante e comprometedora: junto da bela exposição - que foi visitada por muitos milhares de pessoas nestes três dias - com todas as 'maquetes' das igrejas da Diocese, foi feita uma geminação de paróquias que, espero e esperamos todos, nos permita interagir com a paróquia que nos 'calhou' em sorte, e sentir também por este meio a tal 'alegria' de ser Igreja. Seja os que lá estiveram em nome das paróquias de Alvados, de Mira de Aire e de São Bento, seja todos os que não puderam ou não tiveram a oportunidade de lá estar, vamos todos alargar os nossos horizontes e, com criatividade e vontade, partilhar e receber partilha!
ALVADOS - MARRAZES
MIRADE AIRE - GONDEMARIA
SÃO BENTO - ARRABAL
Creio que os que tiveram a graça, a possibilidade e a alegria de viver este acontecimento, podem afirmar que nos 'encheu as medidas' e que foi bem feliz, também pelo convívio que se gerou!
Quem viu e participou pode atestar! Onte estiver o teu coração aí está o teu tesouro!
É bom e belo ouvir, de viva voz, alguém dizer: VÓS SOIS A FESTA!
Pluis

Eis uma pequena. e apenas simbólica, reportage: 

https://video214.com/play/Elayx2degLKbLHICeUePAg/s/dark