DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

sábado, 13 de fevereiro de 2021

VI DOMINGO TEMPO COMUM B (cartaz e pensamento)

 


VI DOMINGO COMUM B (Liturgia Familiar)

 


Quem sente o toque do Senhor, o quanto ele ama,  carrega consigo a sua felicidade, a sua experiência feliz de Deus...A imagem de Deus muda quando entendemos em primeira pessoa que não são as nossas doenças físicas a afastar-nos da alegria de viver, mas sim a rejeição, o abandono, a indiferença. Jesus Cristo nunca, em qualquer momento, 'passa ao lado'! E quem percebe que Ele livra de toda a 'lepra' não pode, nem consegue, ficar calado...Deixemo-nos que Ele nos purifique, no cure, nos salve...permitamos que Ele diga: quero!




quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

DIA MUNDIAL DO DOENTE - 11 de Fevereiro (Quinta-feira)

Todos os anos, desde há bastante tempo - há 29 - acontece este dia...Talvez em anos passados tenha passado bem despercebido a muitos!!!!Quem sabe, talvez este ano haja mais alguma sensibilidade para o viver com mais intensidade e talvez se dê mais valor à saúde, 'cuidando dos doentes'. Este é essencialmente um dia de oração, em comunhão com todos os que vivem a experiência da dor no sofrimento. Coincide, em cada ano com a Memória de Nossa Senhora de Lourdes. https://bit.ly/3ju2Lb9

Juntam-se algumas notas para dar sentido a este dia e a sentir a proximidade a todos (a todos) os que sofrem na doença do corpo, da alma ou até, quem sabe, da insensatez em viver sem o sentido da humanidade (a arrogância de estar bem sem olhar a quem sofre, a desfaçatez de descartar quem está muito doente - no terminar da vida terrena - desvalorizando todo o amor recebido, a incongruência de deixar à sua sorte o desvalido e o frágil...).

✅Fixe-se esta expressão que pode ser encontrada no contexto da Mensagem do Santo Padre para este dia: http://bit.ly/39XhU1q

“Queridos irmãos e irmãs, o mandamento do amor, que Jesus deixou aos seus discípulos, encontra uma realização concreta também no relacionamento com os doentes. Uma sociedade é tanto mais humana quanto melhor souber cuidar dos seus membros frágeis e atribulados e o fizer com uma eficiência animada por amor fraterno. Tendamos para esta meta, procurando que ninguém fique sozinho, nem se sinta excluído e abandonado”.

✅Celebração Eucarística pelos doentes na Igreja Paroquial de Mira d'Aire, via facebook. Memória de Nossa Senhora de Lurdes. Quinta-feira, às 18h. https://www.facebook.com/mialsb

ORAÇÃO

Pai santo, nós somos teus filhos.
Conhecemos o teu amor por cada um de nós
e por toda a humanidade.
Ajuda-nos a permanecer na tua luz,
para crescermos no amor recíproco,
e a fazermo-nos próximos
de quem sofre no corpo e no espírito.
Jesus Filho amado, verdadeiro homem e verdadeiro Deus,
és o nosso único Mestre.
Ensina-nos a caminhar na esperança.
Faz-nos aprender contigo, sobretudo na doença,
a acolher a fragilidade da vida.
Dá-nos a tua paz para os nossos medos,
o teu conforto para os nossos sofrimentos.
Espírito consolador,
os teus frutos são a paz, a humildade e a benevolência.
Alivia a humanidade aflita por esta pandemia.
Trata com o teu amor as relações feridas,
dá-nos o perdão recíproco,
converte os nossos corações
para que saibamos cuidar uns dos outros.
Maria, testemunha da esperança ao pé da cruz, ora por nós.
Amén.


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

A PARÓQUIA CONTINUA VIVA E CATEQUESE CONTINUA...em versão online


Nestes últimos dias (semanas) há quem se interrogue se as actividades paroquiais foram todas anuladas, se também a fé está em confinamento...se, se!
Não, não fechámos a fé! A fé não se enclausura... Ela subsiste em todo aquele e aquela que a vivem de coração sincero, como autênticos buscadores de Deus para alimento da sua vida.
Embora os espaços estejam fechados (por todas as razões que são conhecidas), há várias actividades que continuam...de maneira diferente, mas continuam. 
Há quem se interesse por saber algumas coisas e segue o que vai acontecendo, outros eventualmente não têm os meios para 'estar a par', outros talvez se tenham desinteressado e alheado da comunidade.

Mas sim, continuamos:
a transmitir a Missa dominical, às 11.30h, da Igreja paroquial de Mira de Aire (e noutras ocasiões mais especiais) via facebook. https://www.facebook.com/mialsb

a manter um contacto regular com as crianças e jovens que frequentam a catequese, via zoom. De referir que as sessões de catequese são destinadas a todos (desde o 1º ano até aos jovens), das 3 paróquias. Por enquanto um ritmo semanal, ao sábado, às 11.20h. O link de acesso segue abaixo.
Hora: 11:20 da manhã 
        13 fev. 2021 11:20 da manhã
        20 fev. 2021 11:20 da manhã
        27 fev. 2021 11:20 da manhã
        6 mar. 2021 11:20 da manhã
        13 mar. 2021 11:20 da manhã
        20 mar. 2021 11:20 da manhã

Todos os catequistas (e os catequizandos) de Alvados, Mira de Aire e São Bento têm as ligações para poder aceder

   
 a partilhar documentos, iniciativas e textos no blog paroquial e no facebook: BLOG PAROQUIAS ALVADOS, MIRA DE AIRE E SÃO BENTO


(quem desejar estar a par do que vai acontecendo e receber actualizações automáticas dos conteúdos/notícias do blog paroquial no próprio e-mail basta inseri-lo na página do blog. Ao abrir, no canto superior direito, onde se encontra 'FIQUE LIGADO', inserir o próprio mail e subscrever).


ALARGAR HORIZONTES (XCIX) - Está na altura...