DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO E SANTA ÁGUEDA

Num dia radioso e cheio de luz, a comunidade paroquial de ALVADOS e a 'pequenina' comunidade de PIA CARNEIRA juntou-se para honrar as suas padroeiras - Nossa Senhora da Consolação e Santa Àgueda.
A coincidência com a Festa da Apresentação do Senhor foi feliz e permitiu congregar, na celebração da fé e no convívio, um bom número de habitantes e visitantes.
Em Alvados, pelas 11h da manhã, a Igreja paroquial ficou repleta para a celebração da Missa da Festa (que integrou a Bênção das Crianças de Colo), presidida pelo Pe Luis Pereira e cantada pelo grupo 'Fatias Douradas'. À tardinha, pelas 19h, num cenário primoroso, onde a primazia da 'luz' foi evidente, percorreram-se algumas ruas da terra com a imagem de Nossa Senhora da Consolação e a velas brilharam no 'breu' da noite. Foi a Procissão da Luz.
Pelo meio partilhou-se a alegria de estar juntos e conviveu-se.
Em Pia Carneira, pelas 15h, a pequenina Capela foi mesmo 'pequenina' para acolher um bom grupo de participantes na Eucaristia solene, enriquecida pelo grupo coral paroquial de São Bento. Seguiu-se a procissão e o convívio continuou. 
Dois belos acontecimentos de fé e alegre encontro, os quais proporcionaram um domingo que certamente fortaleceu os elos comunitários e de amizade.
ALVADOS




Procissão da Luz






PIA CARNEIRA (São Bento)










APRESENTAÇÃO E BÊNÇÃO DOS MENINOS DE COLO - 2 Fevereiro


UMA APRESENTAÇÃO QUE É CONSAGRAÇÃO E BÊNÇÃO

'Ele é luz das nações'. São estas as palavras 'iluminadas e iluminadoras' do ancião Simeão. Nesta simbiose entre as idades, do velho Simeão e do Menino Jesus, estabelece-se uma admirável sintonia que entoa assim: a vida é sempre um dom, do princípio ao fim. 
Os pais com os seus meninos ao colo realizaram neste dia 2 de Fevereiro (domingo) - como foi referido - 'um dos gestos mais simples e mais significativos na vida dos seus filhos': agradecer o dom da vida e confiá-los nas mãos de Deus. As paróquias de Alvados, Mira de Aire e São Bento viveram em júbilo este domingo, pela alegria das crianças e de seus pais.
É pena alguns talvez não terem essa graça de 'ir ao encontro' e permitir aos seus pequeninos esta bênção cheia de graça e beleza.   E também é pena que alguns membros das comunidades se alheem destes acontecimentos tão belos, talvez com a ideia de a vida é uma 'coisa' privada. Juntar-nos para celebrar a vida deveria juntar-nos uns aos outros (pelo menos tanto) como quando nos juntamos quando alguém morre!
Todos devemos celebrar e ficar felizes - em comunidade - com os pais e os filhos pequeninos. 
Os muitos que participaram podem testemunhar quanto é bom encontrar-nos na alegria, entendo-se assim melhor que os filhos aprenderão dos pais a ter luz para ser luz!
A gratidão não é tanto um 'dá cá'; 'toma lá', mas sim retribuir para que haja mais vida, ligados pelo amor. Nunca se desista de ser gratos e nunca se cansem os pais de ensinar a gratidão.
Maria, a mãe da Apresentação, nos acolha sempre no seu colo materno e nos leve para junto do Filho e do Deus da vida. 

EM MIRA DE AIRE






EM SÃO BENTO










EM ALVADOS





ALARGAR HORIZONTES (XLVII) - Onde é que tu estás?