sexta-feira, 14 de setembro de 2018

COLHEITA DE SANGUE EM MIRA DE AIRE - 20 de Setembro


INSCRIÇÕES ACTIVIDADES PAROQUIAIS - Ano Pastoral 2018-2019


DIA PAROQUIAL DO DOENTE - Mira de Aire

DIA DO DOENTE em Mira de Aire. Muitos dirão: "ah, isso é fantochada, temos de estar todos os dias perto deles, e tal e tal...' e nós perguntamos a quem faz essa acertada afirmação: "tu estás? fazes isso? todos os dias, ou com alguma regularidade?". Ou essa não será antes uma maneira pragmática de baldar-se e descartar-se dos pequenos, mas significantes gestos. O certo é que foi uma tarde 'bonita' de gestos bonitos, cheia de sentido, de partilha, oração, alegria e sorrisos, para e com os que vivem 'marcas' visíveis' (e invisíveis) da dor e sofrimento (alguns do 'sofrimento da solidão'). Felizes os que 'guardaram' algum do seu tempo, de seu aparente 'precioso' tempo, para serem um autêntico 'tesouro' para várias dezenas de irmãos e irmãs de Mira de Aire. A todos os colaboradores desta tarde, além do 'obrigado' devido, certamente ficará a satisfação duma presença significante. Na vida é fácil estar e tudo fazer para presenciar as alegrias, mas muito mais valor estar nos outros (tais) momentos e acontecimentos e situações da vida! O certo, certo - eu vi e atesto (como muitos o poderão confirmar) - , pessoas doloridas pelas agruras do sofrer a cantar e até a dar um pézinho de dança, vi alegrias em muitos rostos quando rezámos juntos diante do altar e à Mãe de Jesus, e também vi alguns rostos tristes por estarem ali sós (sem um único familiar por perto), ah e ainda vi esforço e alegria naqueles que pegaram 'ao colo' pessoas com 80 e 90 anos! Não nos fará pensar em nada? E esse, doentes e mais idosos da Mira, rejubilaram com os 'acordes' das concertinas dos nossos amigos da barrenta! Feliz tarde, feliz dia... que Deus e sua Mãe nos permita dar continuidade, com gestos mais assíduos (também nível individual)Proponho agora que vejamos com os olhos, como garantia das palavras.



quarta-feira, 12 de setembro de 2018

UM ANO PASTORAL - 217-2018 - EM IMAGENS (retrospectiva fotográfica)

Nestes dias, indicador de algum 'descanso' em certas áreas da vida pastoral - nomeadamente da catequese, pois noutras áreas (baptizados, casamentos e Festas paroquiais...) este é tempo forte e empenhativo para boa parte das comunidades, especialmente para os que assumem responsabilidades primeiras -  proponho uma retrospectiva de alguns acontecimentos que as comunidades paroquiais viveram, celebraram e festejaram. Apenas alguns...muitas outras dinâmicas e actividades foram 
Tudo isto é sinal de vitalidade, pois por vezes parece - especialmente a quem eventualmente ande mais arredado - que não se faz nada e que é tudo 'chapa 5' (sempre a mesma coisa)! Não será nada assim...e que as imagens - apenas uma pequeníssima parte - sirvam para nos fazer sentir a alegria de ser 'família cristã' e humana e nos incentivem a valorizarmos a comunidade e a ser colaboradores activos. Deixar a 'cadeira' para subirmos e descermos as escadas...mesmo quando não é fácil. 'O tempo nunca falta, tudo depende das prioridades'! 
Afinal o ano pastoral Outubro a Junho não foi em vão.
O amadorismo na composição fotografica é evidente, porque a finalidade não é técnica mas sim o de sentir o 'pulsar' da vida, não só paroquial, mas também social.
Esperamos que seja do agrado.
AGORA VAMOS 'DAR AO CHINELO' (pôr-nos a arrancar de novo) PARA AVANÇARMOS SEMPRE...COM AS NOSSAS FORÇAS E FRAGILIDADES (quem as não têm umas e outras)!
Padres Luizes


ORA AÍ VAI: divirtam-se !

Mira  de Aire

https://video214.com/play/VJC2znENT3U2kAP4ftx9eg/s/dark

https://video214.com/play/Go75ossml1BOy2apBsyinw/s/dark

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

PERCURSO ORIGINAL DE PARTILHA PARA CASAIS (sem medos)

7º PERCURSO ELE&ELE/THE MARRIAGE COURSE - 22/Setembro/2018 - Restaurante Abissínia, Barreiros, Amor

Caixa de entrada
x

Pastoral Familiar Diocese Leiria-Fátima pastoralfamiliarleiria@gmail.com

Anexos11:51 (há 5 horas)
para Bcc:eu
Rev padres,

No dia 22 de Setembro  vai ter início o 7º PERCURSO ELA & ELE (THE MARRIAGE COURSE). 
Trata-se de um percurso romântico para casais, que tem por objetivo avivar as cores da relação entre os dois. São 7 jantares (mais um jantar final de convívio) à luz das velas e com música ambiente, em que é dada a oportunidade aos casais de dialogarem acerca de assuntos importantes e tantas vezes esquecidos na vida a dois. O percurso é feito só por eles, uma vez que não há momentos de partilha em grupo. Desta forma, haverá toda a privacidade necessária a um profundo diálogo conjugal.
 O PERCURSO ELA & ELE destina-se a todos os casais sem exceção: casados catolicamente, civilmente ou em união de facto. Os conteúdos e estrutura do Percurso são da autoria do secretariado do Percurso Alpha.
Tudo vai acontecer no restaurante “Abissínia” nos Barreiros, Amor, com o apoio do nosso Departamento.
Cada jantar terá o valor de 20€ por casal. No entanto, nunca serão razões económicas que impedirão alguém de participar. Contactem-nos e encontraremos uma solução.
E já agora, porque não oferecer uma ou duas sessões a um casal amigo e dar-lhes desta forma o incentivo para participar?
Junto enviamos em anexo o folheto para envio de inscrições onde poderão encontrar toda a informação necessária. Chamamos a atenção para o facto de as inscrições serem limitadas à dimensão do espaço, pelo que quanto mais cedo forem feitas, maior será a garantia de terem lugar no Percurso.
Pedimo-vos, pois, que esta proposta seja difundida nas vossas comunidades para bem dos casais e das famílias. Os casais que já participaram dão testemunho dos benefícios que receberam. Por isso acreditamos que vale a pena o esforço!

Com amizade,
Pelo Departamento de Pastoral Familiar,
Elsa & José António Machado

ver mais
https://mail.google.com/mail/u/0?ui=2&ik=f90b8f6b3f&attid=0.1&permmsgid=msg-f:1610673884482365795&th=165a435d3d91e963&view=att&disp=inline&realattid=165a419050e338772e31
Área de anexos