DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

quarta-feira, 20 de março de 2019

PAI-NOSSO, A PALAVRA E A ESPERANÇA .... (paróquias em acção)

Nada pára...rostos novos, rostos diferentes (porque crescem..), nada é igual. Na vida, e no caminho da fé - nas nossa comunidades paroquiais - não há 'fac-simile' nem 'copy paste'...tudo avança! Não nos deixemos enredar ou encandear pela 'tentação' do parece tudo sempre a mesma coisa! Não é! (Essa expressão 'banal' só pode revelar inércia ou pouca vontade de interagir e ser parte viva!)
Que o digam todos quantos presenciaram e participaram nas 'festas' da catequese, nestas últimas semanas, em Alvados, em Mira de Aire e em São Bento. Inclusivé o gesto das Cinzas que quisemos assinalar com algumas crianças no 1º sábado da quaresma, em Mira de Aire.  E mais acontecimentos da vida da comunidade e da catequese vêem aí!
É verdade que às vezes não parece, mas a realidade é que se vão realizando uma série de celebrações festivas nas comunidades que passam despercebidas a tanta gente (o que é normal), as quais dão o rosto autêntico à vida de fé que permeia entre nós. 
E há uma boa parte de tantas acções que não se publicita...e também não é necessário...pois a fé acolhe-se, celebra-se e vive-se, na vida de cada dia. 
Eu é que entendo que é bom e belo que, as que consigo e me recordo, podem ser dadas a conhecer a quantos seguem este veículo de comunicação de acontecimentos significativos e significantes!
E, além disto, um grupo de crianças do 3º ano e uma jovem, iniciaram a Quaresma com a 'inscrição do nome' e o gesto do 'sinal da cruz', em Mira de Aire, tornando-se assim autênticos catecúmenos (os que se preparam para o baptismo), os quais irão receber o dom do Baptismo na Vigília Pascal.
E vai daí, eis alguns testemunhos visuais:
PLuis F

EM SÃO BENTO
Celebrou-se a Festa da Palavra (4º ano a 24 de Fevereiro), a Festa do Pai Nosso (1º ano a 10 de Março), o 7º ano participou - e muito bem - no ENDIAD (Encontro diocesano de Adolescentes, em Fátima a 9 de Março)...

























           ------------------------------------------------------------------

















-----------------------------------------------------------







EM ALVADOS
Celebrou-se a Festa da Palavra com o 4º ano e da Esperança com o 5º ano (a 17 de Março)...















EM MIRA DE AIRE
Os do 6º ano passaram a tarde do dia 23 de Fevereiro em Fátima  (com catequistas, alguns pais e a colaboração das Irmãs Concepcionistas) e aproveitaram lá bem o tempo. Celebrou-se a Festa da Palavra (4º ano a 23 de Fevereiro), a Festa do Pai Nosso (1º ano a 16 de Março), a Inscrição dos Catecúmenos...







-------------------------------------------------------------







----------------------------------------------------------













--------------------------------------------------------