DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

terça-feira, 21 de abril de 2015

HÁ ACONTECIMENTOS QUE MARCAM: Festa da Vida e do Compromisso em Alvados

19 DE ABRIL 2015 EM ALVADOS
UM ENCONTRO-UMA CELEBRAÇÃO-EM FESTA
Neste belo dia de domingo, os jovens do 8º e do 9º ano, coloriram de modo diferente, a assembleia que se reuniu para a Eucaristia. Como eles disseram: Estamos aqui para fazer a festa, a festa da Vida, a festa da Aliança de Amor e de Comunhão entre Deus e o Homem em Jesus Cristo. ELE é a vida. Queremos celebrar a vida, o mistério pascal de Jesus Cristo, a festa de todos os começos, o 1.º dia da nova criação! Estamos aqui porque acreditamos que Jesus Cristo é o único capaz de nos entusiasmar, de dar sentido à nossa existência e, de nos levar à construção do Reino pelo serviço. Felizes por viver esta relação profunda de Deus com os Homens em Jesus Cristo. 
Vamos comprometer-nos com algo, algo que desejamos nos faça crescer e andarmos mais conscientes deste Cristo.
Foi um encontro em cheio, com toda a comunidade cristã. Nos símbolos e nas palavras sentiu-se a alegria de estar juntos e de partilhar uma dádiva que só Deus pode dar.
E todos os participantes afirmaram (em surdina, mas com o coração) com eles: seremos jovens comprometidos com Cristo se não aceitarmos a monotonia morna das águas paradas... 










UMA VIAGEM... QUE TERMINOU MUITO BEM!Festa da Vida em Mira de Aire

UMA VIAGEM... QUE SE CONCLUIU COM A FESTA DA VIDA
Foi bonito a edificante na fé a bela 'procissão' que congregou e juntou todas as 'cruzes' que as crianças e adolescentes da catequese de Mira de Aire construíram nas suas casas durante a 'caminhada quaresmal', intitulada Viagem em Família em direcção à Páscoa. Mais de 60 cruzes, de todos os feitios e tamanhos, juntaram-se à Cruz que em comunidade foi sendo construída ao longo das várias semanas. Esta cruz, com todas as cruzes, como sinais de comunhão e partilha na Cruz de Jesus, tornaram-se sinal de vida nova e desabrocharam na Vida de Cristo ressuscitado. Assim se entende bem melhor que em cada cruz que integra a vida há um sinal a descobrir como caminho de algo de novo, como à noite sucede a aurora e o dia, também esta cruz - com a marca fé - desemboca na ressurreição. Assim se conclui mais uma etapa da catequese. Hão-de vir outras, por que a vida é uma sucessão de etapas...
A cruz tornou-se vida, porque ela foi fruto dum amor incondicional de Jesus e porque elas (as manuseadas pelas crianças e adolescentes da catequese) são a expressão de partilha e de sintonia com a mensagem evangélica.
A Festa da Vida revelou tudo isso. Os nossas amigos e amigas do 8º ano da catequese receberam como dádiva uma pequena cruz, a garantir que ela é o misterioso caminho de felicidade e de realização. Foi assim com Jesus, terá de ser assim com quem quiser ser seu discípulo!
(fotos)