DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

segunda-feira, 24 de julho de 2017

ECOS DE 50 E 25 ANOS DE SACERDÓCIO (Padres Manuel Peixoto e Luis Pereira) - actualizado

OS JUBILEUS DO DOM E DA GRATIDÃO

23 de Julho 2017. Uma tarde a guardar no coração de todos os que sentiram pulsar a alegria do louvor a Deus e da gratidão aos dois homens que, um após 50 e outro após 25 anos de sacerdócio, celebraram a grande Acção de Graças - A Eucaristia - com as comunidades cristãs e humanas que serviram e servem e com tantos amigos. Além da emoção e da visível comoção dos intervenientes principais, foi possível entender que por Deus e - no caso concreto, também por Montfort e por Maria -  é possível reunir uma pequena (grande) multidão, que preencheu a Igreja Paroquial de Mira de Aire. Aparentemente foi tudo muito simples, mas a intensidade e a 'criatividade' dos que quiseram prestar esta merecida homenagem foi excepcional. Os que eventualmente desejariam destacar-se individualmente não estiveram presentes e teriam sido bem poucos, pois quem se reuniu junto a estes sacerdotes - os Padres Manuel Peixoto e Luis Pereira - foi um 'povo', umas comunidades agradecidas e felizes por Deus ter permitido este bonito e significante acontecimento. Não se pretende aqui enumerar os presentes, mas creio ter sido muito bom a participação de vários rostos que, repito, vieram sem protagonismos nem protocolos, porque o grande protagonista foi Deus e os sacerdotes a celebrar o jubileu. Mas foi muito bom ver a presença significativa das famílias dos sacerdotes - alguns vindos de bem longe - , muitos amigos das comunidades onde eles 'marcaram e marcam' presença e vivência ministerial, no seu serviço pastoral. Foi bom ver os sacerdotes, os padres monfortinos e outros, junto ao altar e concelebrar o dom da Eucaristia. Até foi muito agradável ver alguns ex-alunos do Seminário, que não esqueceram amizades antigas que se mantém actuais. Foi também muito bom ver a participação activa na Eucaristia dos que, representando as várias comunidades e grupos paroquiais, para 'alegrar no canto' e realizar alguns gestos simbólicos, a tornaram ainda mais 'bela e santa', além das palavras (também as humorísticas) do pregador. A adesão e participação da comunidade civil e associações deste concelho de Porto de Mós corroborou o que é realmente um encontro que une tudo e todos. Foi realmente o momento auge, que levou alguém a dizer: 'a celebração demorou 1.40h, mas não nos apercebemos disso'!
E depois a confraternização, em que se puderam rever faces e momentos significativos do passado e do presente com os festejados. Na Baiúca da Piação (o lugar da conversa), houve um tempo de fraternidade, primorosamente preparado e gerido pelos Q'77 (quarentões de 77), com participação de muitas ofertas para uma mesa recheada de boas 'iguarias'.
Foi mesmo um tempo de louvor e partilha de felicidade com os Padres Manuel Peixoto e Luís Pereira. Para eles elevamos a nossa 'honra' a Deus e a Ele damos graças por ter concedido à humanidade estes 'homens de Deus'.

Todos usufruiram desta graça e daí que 'só Deus' pode perscrutar o coração e só Ele pode discernir o que aconteceu no coração dos festejados e dos que participaram.


Aqui se junta dois vídeos sobre alguns momentos das suas vidas, com um agradecimento o todos os que procuraram nos baús e enviaram fotos e, de modo especial, à FOTO GRAÇA de Mira de Aire.

P. Manuel Peixoto:

https://video214.com/play/39hjk9enSXMxxPw9bl9mqA/s/dark

P. Luis Pereira

https://video214.com/play/i6012taaJaEEtyys48RQlg/s/dark
https://video214.com/play/IEttrPp2103KrN8Gfx7eww/s/dark


Pluis Ferreira, smm