DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

VEM AÍ O TEMPO QUARESMAL - 1 MARÇO - QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Sem prejuízo de eventual reflexão mais consistente sobre o tempo que se aproxima e que tão 'rico' é a nível de espiritualidade cristão, aqui ficam as primeiras informações para as comunidades.
COMEÇAR BEM É A GARANTIA DE QUE HÁ UM SENTIDO DO CAMINHO A FAZER E DA PÁSCOA A CELEBRAR!
Começa-se com a 'humildade' para se terminar na glória da vida nova!

O 'COLO' DE DEUS E DE NOSSA SENHORA

Nas comunidades de Alvados, São Bento e Mira de Aire - bem juntinho ao dia 2 de Fevereiro (festa da Apresentação do Menino Jesus), aliás, em Alvados coincidiu no próprio dia 2 com a Festa da padroeira - viveu-se a alegria da presença na Eucaristia daqueles que Jesus mais elogiava, as crianças. Dos que são como elas é que é o Reino do Deus. E como se portaram bem! É verdade que foi o 'calor' do colo paterno e materno que as fizeram estar assim, tão bem comportadas, mas certamente foi também aquele espírito que animava a comunidade e cantava que ajudou a embalar! São acontecimentos que não podemos nem devemos ignorar, que devem levar a uma melhor adesão - mais sentida e permanente - na Casa de Deus e na oração.
A 'Bênção dos Meninos de Colo' marca fortemente as comunidades e tem uma adesão que nos faz meditar nesta propensão tão natural do ser humano - aqui na presença dos pais que trazem com tanta alegria os seus filhos - a ligar-se a um Pai e a uma Mãe que não queremos perder, nem para nós nem para os que hão-de seguir-nos! 
Diz-nos o Deus da Sagrada Escritura: ' poderá uma mãe esquecer o seu filho? Mas...ainda que fosse possível uma mãe esquecer Eu nunca me esquecerei de ti'. Aí está a grandeza e o amor maior de Deus por cada um de nós.
EM MIRA DE AIRE 






EM ALVADOS




EM SÃO BENTO



TAMBÉM NÓS...COM OS BEATOS PASTORINHOS

O Francisco, traquina e 'flautista', e a Jacinta, sentimental e com o coração na boca, são nossos modelos de entendimento: para perceber que a 'perfeição' não é uma estado nem um estatuto... antes é um caminho, de atenção aos outros, com a simplicidade da oração e do 'sacrifício' por amor (pelos outros)! Quem está disposto a isto hoje?
DIA 20 DE FEVEREIRO rezemos por meio deles, na sua Festa.