DESTAQUE

A PROFISSÃO DE FÉ E A PRIMEIRA COMUNHÃO

O caminho da fé não cede às agruras do tempo.  Em ano pastoral tão diferente, tão cheio de recuos e avanços, tão marcado pelos sinais estran...

terça-feira, 16 de maio de 2017

20 MAIO 2017- DIA A MEMORIZAR!!! VAMOS A VER

Um mês de Maio cheiinho, com tantos momentos bonitos, alguns dos quais se tornarão seguramente acontecimentos a recordar na memória... e,cheira-me, que ainda não se fica por aqui! Ainda haverá mais novidades! Em Mira de Aire! Por enquanto eis mais algumas iniciativas, que espero(amos) mereçam a adesão e participação massiva dos mirenses.
Os Quarentões'77 insistem e insistem nestes elementos que nos definem como pessoas: depois de darem ênfase especial ao DIA DO PAI e ao DIA DA MÃE, organizam uma tarde de animação pela FAMILIA com as crianças (15h) e com petiscos vários, de âmbito familiar, na Baiúca da Piação.
Além disso, embora não me tenham chegado grandes informações creio que também se irá, mais uma vez, recuperar a tradição da VENDA DA CARROÇA (creio que durante o dia quase todo).
Ainda haverá um grupo de crianças que celebra a sua PROFISSÃO DE FÉ (18h) e elas também precisam da nossa presença e partilha de alegria.
Pelo anoitecer uma SERENATA A MARIA, a Nossa Senhora do Amparo, a Senhora de Maio (21h), com um rol  de presenças para cantar, esperando que não seja exibição mas dedicação e devoção e louvor.... na alegria do canto e da música! Assim será certamente.
É preciso conjugar tudo muito bem, para não nos 'atropelarmos', mas na boa vontade e empenho de cada interveniente e na compreensão mútua, será um feliz Sábado.






segunda-feira, 15 de maio de 2017

FESTA DA VIDA (Mira de Aire) E DA ESPERANÇA (Alvados)

De geração em geração, de mão em mão, de coração a coração… se vão passando os dons que se recebem e se fortalecem, como o dom da VIDA e a ESPERANÇA. E é desse testemunho que nasce os acontecimentos felizes como são estas ‘celebrações’ que aconteceram e outras que vão acontecer em Alvados e Mira de Aire. Felizes ficamos todos pelo 'caminho', por vezes 'trilhado' outras vezes aplanado, realizado. A Festa da Vida (8º ano) em Mira, no dia 6 de Maio e a Festa da Esperança (5º ano) em Alvados, no dia 7 de Maio.

12 e 13 MAIO UM DIA QUE NOS ENCHEU O CORAÇÃO E A ALMA

Quem têm superstições do dia 13? Creio que nós só podemos dizer que, a despeito dos indiferentes e maldizentes e intolerantes, 13 e o de Maio ainda mais, forma dias tão cheios de quase tudo tão belo, até ao ponto de marcarmos com uma 'estrelinha' a palavra 'milagre'(eu ainda tenho outros belos acontecimentos no dia 13 de Maio tb muitos significantes na minha vida, um dia contarei)! A palavra 'milagre', no contexto que refiro, não é o milagre visível aos olhos da carne (mas até nesse aspecto podemos dizer que ficámos atonitos de maravilha por tudo o que se aconteceu, numa alegria que não se é capaz de exprimir em palavras e num sentir que só os corações pressentem), aliás, como bem disse o nosso bom Mestre na fé, Francisco: 'não viemos aqui para ver Maria - com os nossos olhos físicos - pois teremos toda uma eternidade para a ver e estar com ela no céu...mas para perceber ainda melhor que TEMOS UMA MÃE, TEMOS UMA MÃE... que nos acolhe sob o seu manto de ternura e de luz'.
Foi o 13 de muita coisa: a solenidade de Nossa Senhora de Fátima no centenário das suas aparições, a canonização de Francisco e Jacinta Marto, a presença do Santo Padre, a multidão de peregrinos (com as contas de 10% da população de Portugal concentrados num único lugar, num único dia, às mesmas horas...) e isto é obra que só Maria consegue realizar, através do seu Filho. Além disso, nesse mesmo dia, os simpatizantes do Benfica ficaram felizes pelo 'tetra' e, para concluir, pela primeira vez o nosso 'embaixador musical', de nome Sobral, brindou-nos com a - digo eu - grandeza da simplicidade, numa vitória perante tantos desafiantes e alguns bons concorrentes de toda a Europa (e não só)!
É claro que com todas estas maravilhas, muitos até ficaram tão confusos, que depressa se esvaiu a presença do Santo Padre e a declaração de santidade de Francisco e Jacinta, para centrar as atenções nesses outras - também belos - mas bem mais efémeros feitos!
O Benfica, creio e (e também espero) não ficará para sempre como campeão e o Salvador Sobral nem sempre ganhará, mas Jacinta e Francisco serão santos para sempre e a Mãe de Deus, nunca deixará de nos recolher debaixo do seu manto. Francisco (Papa) também passará, mas espero e desejo que a suas palavras não passem rapidamente (como pareceu já passarem para alguns, nomeadamente na comunicação social...). Dirão alguns: já se tinha falado antes tanto e já tantas coisas tinham sido sobre a vinda do Papa e de Fátima... e eu digo: será que se falou tanto como do Festival e do Benfica (ou do futebol)? O que será mais decisivo e significativo para a vida de cada dia?
Certo, certo, é que nos alegrámos todos e esperamos que essa alegria perdure numa paz e serenidade que, assim como fez correr muitas lágrimas 'de emoção e alegria' nas diversas situações, também nos incentive a um olhar sempre esperançoso e fortalecido em cada dia, sabendo enfrentar o que Deus nos reserva, com a coragem e o espírito de entrega e doação aos outros que marcou e guiou a vida dos pequenos - grandes - Santos Francisco e Jacinta Marto. E eles fizeram-no sempre através da Mãe, mais brilhante que o sol!





V DOMINGO PÁSCOA A