DESTAQUE

INFORMAÇÕES ÀS COMUNIDADES EM TEMPO DE 'NOVO' CONFINAMENTO- 14 Janeiro 2021

CAROS CRISTÃOS DAS PARÓQUIAS DE ALVADOS, MIRA DE AIRE E SÃO BENTO Reenviam-se as informações da Conferência Episcopal Portuguesa, acabadas d...

sábado, 4 de janeiro de 2020

ENCONTRAREMOS DEUS... (Epifania)

Encontraremos Deus em lugar imprevisto

A experiência espiritual supõe sempre uma peregrinação por terras desconhecidas, uma viagem por montes e vales nunca imaginados, uma aventura que exige fortaleza para enfrentar o “adamastor” que há em nós. Supõe o dom de discernir algumas vozes que, durante o caminho, nos dão informações erradas e nos incitam a ficar em casa ou a procurar outros destinos. 
Talvez seja um percurso arriscado caminhar por veredas estreitas que nos levam ao encontro com o Deus verdadeiro, aquele que está no mais íntimo de cada um de nós. Mas sem essa aventura de que valeria a nossa vida? Lembro-me do nosso poeta F. Pessoa quando dizia:

«Triste de quem vive em casa,
Contente com o seu lar,
Sem que um sonho, no erguer de asa
Faça até mais rubra a brasa
Da lareira a abandonar!»


Os Magos ensinam-nos que, por causa de Jesus, podemos deixar a segurança dos nossos lares, o conforto das nossas rotinas rigorosamente programadas, a costumeira paisagem que nos rodeia para lançar-nos na busca do que realmente nos realiza, mesmo que isso acarrete passar por noites escuras onde apenas uma estrela serve de orientação.

Encontraremos Deus em lugar imprevisto. E a alegria da descoberta compensará em muito tudo o que ficou para trás.

P. Nélio Pita

EPIFANIA


quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

UM NATAL DE COMUNIDADES

É NATAL. O Tempo de Natal decorre entre a noite de 24 de Dezembro até à véspera do dia do Baptismo do Senhor (este ano dia 12 de Janeiro 2020). Nas comunidades de Alvados; Mira de Aire - que celebrou juntamente com o nascimento do Filho de Deus também a sua Mãe e padroeira Nossa Senhora do Amparo - e São Bento, Jesus Menino foi acolhido, com uma alegria que certamente Lhe agradou. No canto, na recepção da 'Luz de Belém' e na representação viva do presépio celebrou-se o 'autêntico' Natal, o de Jesus, que por Maria veio à luz para ser a Luz . Que Ele ilumine permanentemente as comunidades e cada cristão.


ALVADOS

SÃO BENTO
Em dia de Natal a nossa Eucaristia coloriu se mais uma vez com o presépio ao vivo para celebrar o nascimento de JESUS. Um obrigada a todos os que participaram.




MIRA DE AIRE






segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

ALARGAR HORIZONTES (XLII) - Conto de Natal

Quem tem a ousadia de dizer que hoje já não há Natal? Quem se pode alhear destes 'sinais' grandiosos da Vida que é maior que todos os sofrimentos e 'guerras'? Quem é capaz de dizer (após ter lido)  que o Natal é coisa velha, caduca, do passado? Quem pode arrogar-se de banalizar e afirmar que não há 'contos' bem reais e actuais?
É onde estiver a atenção do teu coração que há (ou não) Natal!
Feliz tempo natalício...
-------