DESTAQUE

XXV DOMINGO COMUM B (cartaz e meditação)

 

segunda-feira, 7 de junho de 2021

UMA FELIZ PRIMEIRA COMUNHÃO em Mira de Aire - 03 Junho2021

 


Na solenidade do Corpo de Deus - 03 de Junho - 14 crianças tiveram a graça  de receber pela primeira vez o Corpo sacramental de Jesus, na Igreja Paroquial de Mira de Aire. Sim, tiveram o presente especial de entrar na Igreja caminhando sobre o belo tapete de flores, que foi realizado para a Passagem de Jesus Eucarístico. Nem todos entendem, mas foi um momento precioso e muito significativo, 'passar onde Jesus passou'. 

Na presença dos pais, catequistas e familiares mais próximos, numa igreja primorosamente embelezada pelo engenho, arte e dedicação e ajuda de alguns cristãos (alguns que até não dão tanto nas vistas)... viveu-se uma celebração cheia de intimidade, respeito e alegria. Tudo isto resplandeceu nos rostos (e certamente no coração) das crianças. A serenidade, os silêncios, o canto... deram ainda mais sentido a toda a celebração.

Jesus Cristo torna-se presente no pão e no vinho, se o acolhermos de coração, se formos ao seu encontro, se desejarmos de verdade fazer festa com Ele e viver com Ele. Ele é nosso alimento se d'Ele tivermos fome! Ele é nossa água viva se d'Ele tivermos sede.





CRISMA DAS PARÓQUIAS DE ALVADOS, MIRA DE AIRE E SÃO BENTO - A manifestação comunitária do Espírito


 As comunidades paroquiais de Alvados, Mira de Aire e São Bento, voltaram a celebrar o Sacramento do Crisma. Após o impasse e adiamentos necessários, pelas condicionantes decorrentes da pandemia, foi possível realizar, ainda que em dois turnos, esto belo e significativo acontecimento de fé. Por ser o espaço mais confortável e com as dimensões adequadas, as celebrações realizaram-se na Igreja Paroquial de Mira de Aire. No dia 16 de Maio, Dom Rui Valério, bispo das Forças Armadas, crismou 34 jovens e adultos das três paróquias. No dia 6 de Junho, Dom António Marto, crismou 22 jovens de Mira de Aire e Alvados.

As palavras sacramentais 'recebe por este sinal o Espírito Santo, dom de Deus', proferidas no acto do Crisma, a cada um, pelo Bispo, revelam a abundante e total gratuidade  de Deus, que infunde a plenitude da sua graça sobre os que desejam viver sob o seu desígnio de amor. 

São este sinais - como referiu um dos bispos - que dão plena alegria aos que acolhem conscientemente, na liberdade, e com responsabilidade o Dom do Espírito, mas também aos seus familiares - especialmente aos pais dos jovens que aqui sentem, de modo admirável e feliz, a sua paternidade e maternidade - e à comunidade reunida. E acreditamos que este feliz acontecimento também dá a toda a população um rosto e uma dimensão humana específica. Cada terra se caracteriza pelos seus habitantes e pelos valores que os norteiam. 

VÍDEO CRISMA 16 DE MAIO 2021



~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

VÍDEO CRISMA 6 DE JUNHO 2021


ALARGAR HORIZONTES (CXVI) - Dicas