DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

sábado, 20 de fevereiro de 2021

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

RETIRO POPULAR (um percurso quaresmal)

Retiro Popular: QUARTAS-FEIRAS DA QUARESMA, ÀS 21h

Como foi proposto vamos organizar o Retiro Popular nas nossas paróquias, com recurso aos meios digitais. Vamos começar dia 24.

Queremos assim, por um lado, manter este percurso quaresmal que nas paróquias tem sido realizado todos os anos com muito êxito e proveito e, por outro, valorizar a partilha meditativa num tempo tão rico para a espiritualidade cristã como é a Quaresma. É um tempo de escuta, leitura, meditação e oração. Serão entre 30 a 40 minutos.

Quem tiver gosto procure participar. O convite é extensivo essencialmente às paróquias de Alvados, Mira de Aire e São Bento (e a outros que queiram associar-se).

Abaixo envia-se um link que poderá ser aberto e aí preencher a ficha. No fim 'submeter',

FICHA DE INSCRIÇÃO RETIRO POPULAR

Esta ficha de inscrição permite a participação via ZOOM. Será enviado antecipadamente o link de ligação para o mail referido na inscrição, juntamente com o texto referente a esse encontro.

(os que desejarem participar e que não estão ainda dentro destes meios, peçam ajuda)

É muito importante que os aderentes façam a sua inscrição até terça-feira, dia 23.

Os que não se inscreveram poderão visualizar via facebook, à mesma hora.

Quem desejar o guião completo em papel indique na ficha de inscrição e depois pode retirá-lo na casa paroquial. Entretanto envia-se via digital.

GUIÃO RETIRO POPULAR (2021)


-----

Que esta Quaresma acrescente à nossa fé um espírito de partilha e renovação.

PLuis



QUARESMA 2021- Um texto inspirador



1




quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

QUARTA-FEIRA DE CINZAS (Liturgia Familiar)

 


Inicia-se hoje o caminho quaresmal. 40 dias. Esta sim, uma autêntica 'quarentena' de renovação, purificação...para a saúde da fé. Uma 'cura' interior, na liberdade dos filhos de Deus, cheia de gestos que se radicam na Escuta e Meditação da Palavra, no silêncio que busca o essencial para o essencial da vida.

Este ano não é possível começar como se estava habituados, com gestos públicos penitenciais, as cinzas e a reconciliação, os compromissos comunitários... 

Mas a Quaresma vive-se essencialmente nas opções pessoais, a partir do 'quarto' e fechada a porta, que o mesmo é dizer, a partir da vontade de querer viver ao modo do Salvador: entregando-se pelo amor do outro.

Aqui se junta uma breve oração (celebração) a fazer em família, nesta quarta-feira de Cinzas.

Boa e santa quaresma.

LITURGIA FAMILIAR (Quarta-feira de Cinzas)

QUARESMA - uma proposta de itinerário e caminho

um tempo novo, em tempo de confinados

Aqui se sugerem algumas iniciativas para este tempo quaresmal, tendo em consideração o tempo específico que se vive. Há sempre oportunidade para fazer da Quaresma 40 dias de verdadeiro caminho de aproximação ao mistério pascal, seguindo a Palavra de Deus, a própria experiência de Jesus no seu caminho da cruz e as propostas da Igreja.

1. Comecemos por conhecer (ler e meditar) as Mensagens do Santo Padre e do Bispo de Leiria-Fátima

Uma breve meditação e/ou oração, com apoios e subsídios vários. Poderá ser seguida no blog paroquial e/ou no facebook. 

blog paroquial
facebook das paroquias de Alvados, Mira de Aire e São Bento

3. Semanalmente

1.    Retiro Popular. Um encontro de escuta, leitura, meditação e oração a partir do documento preparado pela Diocese de Leiria-Fátima.
Em princípio, às quartas-feiras, às 21h, a começar no dia 24. Serão dadas ulteriores informações nos canais acima referidos (blog e facebook). 
Estes encontros serão realizados em plataforma ZOOM (com inscrições, com limite de participantes) e podem ser seguidos no facebook paroquial. 

2. A Eucaristia dominical (ao domingo, 11.30h) e das Festas de S. José (19 de Março) e Anunciação do Senhor (25 de Março).

4. Uma 'campanha quaresmal' para a CATEQUESE

Através do meios digitais, em ligação às sessões de catequese que estão a decorrer aos sábados para todos os anos da catequese das várias paróquias.

5. Outras iniciativas pontuais

Através do meios digitais.

Que esta quaresma não deixe ninguém indiferente ou afastado. Não sendo possível a encontro (físico) da comunidade, procure-se manter e valorizar a proximidade do coração e a utilização dos meios disponíveis. 
Privilegiem-se a ESCUTA da PALAVRA , a ORAÇÃO e a PROXIMIDADE.