DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

sábado, 23 de maio de 2015

PRIMEIRA COMUNHÃO 2015 em Mira de Aire

UMA COMUNHÃO COM UM GRANDE AMIGO
Diante daquele grande painel que encima todo o espaço frontal do interior da Igreja de Mira de Aire, que retrata o episódio da Ascensão de Jesus, celebrou-se a Festa da Eucaristia, a Primeira Comunhão. Foi um feliz coincidência que a bela celebração tenha acontecido na Solenidade da Ascensão. É sempre motivo de felicidade que a comunidade realça e vive, pois é o sacramento 'faz a Igreja' e nos junta como irmãos. É o fruto duma caminhada e como diz a foto da entrada da Igreja: 'Jesus nós somos teus e pedimos-Te que fiques sempre connosco'. Felizes as crianças.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

FESTA DAS FAMÍLIAS - 17 Maio na Marinha Grande

'A FESTA SOIS VÓS'
Foram estas a palavras com as quais D. António Marto quis identificar e descrever o encontro diocesano intitulado 'Festa das Famílias'. Repetiu-as várias vezes, pois nos várias milhares de pessoas - entre as quais se destacava o colorido dos cerca de 1300 adolescentes, que neste dia participaram no ENDIAD (encontro diocesano de adolescentes), numa panóplia de actividades e jogos relacionados com os valores da família  - que se encontravam na Eucaristia sentia-se e percebia-se a alegria e a beleza de quem faz festa. Durante todo o dia desenvolveram-se inúmeras actividades, a partir da passagem evangélica que refere 'a perda  o reencontro de Jesus em Jerusalém'.
Foi um encontro cheio de brilho e de brio! Ali se cruzaram gerações, na 'harmonia da diversidade', unidas pela fé e pelo espírito de família cristã. Desde os tais adolescentes, aos pais, aos avós, aos que celebraram o jubileu da sua vocação matrimonial, sacerdotal ou de consagração religiosa.
Tudo transbordou de 'familiaridade'.
Felizes os que puderam e tiveram a alegria de participar - de modo especial o bonito grupo de adolescentes e jovens e catequistas de São Bento - e um obrigado de gratidão aos que se disponibilizaram para a organização e o serviço.