DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

domingo, 9 de abril de 2017

O QUE FIZ HOJE? (dissertações sobre o domingo de Ramos)

Cada um vive o domingo como bem entende... o importante é que o faça com a consciência e a responsabilidade para com os que Deus colocou ao seu lado! 
Neste domingo que antecede a Páscoa, chamado Domingo de ramos, muitos quiseram reunir-se em número significativo, para honrar Cristo que 'proclamou (e fez) a cruz um sinal de salvação'. E acompanharam com alegria por algumas ruas de Mira e São Bento e Alvados, a cruz ornamentada pelos jovens e pelos catequistas. Outros, dedicaram-se mais ao deus sol e aproveitaram para cuidar do 'bronze', do corpo. Outros aproveitaram o deus 'morfeu' e dormitaram abundantemente (até porque para esses a noite foi longa)... até o corpo pedir alimento! Outros ainda dançaram e cantaram, conforme as aptidões de cada um... por isso não tiveram tempo para o resto!
Os que não nos esquecemos de Deus e do Seu Filho lá estivemos e caminhámos com Ele, nesta caminhada que simboliza a nossa vida, porque 'não só de pão (nem de bronze) vive o ser humano'! Vive também do testemunho que se transmite para o futuro aos que nos são confiados! Só corpo e festa? Ou também a alma e a fé que se encontra para celebrar? Interessa só uma  dimensão da vida ou as duas juntas?
Por isso também houve quem conseguisse harmonizar a sua vida (e da família) para viver um Domingo, em que a dimensão da fé (espírito) e a dimensão humana (do corpo) se entrelaçaram e fizeram assim um domingo completo. São esses que, pessoalmente, admiro mais!Encontram a arte de arranjar tempo para tudo.
Pela minha parte partilho alguns sinais da alegria que envolveram crianças, pais, catequistas, e muitos cristãos, nesta 'bênção e procissão dos ramos! Um apreço especial a todos os que deram côr e beleza através do voluntarismos e adesão a partilha ( desde os Q'77 que deram um toque especial de beleza à entrada da nossa Igreja e ao seu interior, mesmo com alguns percalços,  aos pais que acompanharam - devidamente endossados - a procissão,aos habitantes da zona pelo carinho com que ornamentaram e simbolizaram o local de início,aos que nas suas casa colocaram sinais visíveis e belos da passagem da Cruz, à GNR que de modo delicado, prestimoso e eficiente guardou a 'protecção' dos que fizeram a caminhada, aos jovens do 10º ano (os que participaram) e se envolveram plenamente, às crianças e catequistas que aderiram e subiram a 'ladeira' da Rua Camões e a todos os outros. Mais um feliz e significante acontecimento que os que quiseram tiveram oportunidade de saborear e viver!
Assim começa a Semana Santa, porque nela os 'pecadores' descobrem a grandeza duma Santidade crucificada e humilde, encarnada na pessoa de Jesus.É esse o mistério da nossa fé e a fonte de tudo o que celebramos como cristãos. (hoje, neste domingo, só porque muitos cristãos quiseram celebrar com dignidade esta celebração morreram mais de 50, em atentados nas igrejas, no Egito. grande exemplo, de coragem e testemunho para os indiferentes do nosso tempo e das nossas partes). (só coloco fotos de Mira de Aire porque são as únicas que possuo).