DESTAQUE

INFORMAÇÕES PAROQUIAIS - Retoma de celebrações e acções suspensas

RETOMAMOS O NOSSO CAMINHO COM A NORMALIDADE POSSÍVEL «Nesta hora de ação de graças a Deus, queremos também exprimir o nosso reconhecimento a...

sexta-feira, 13 de maio de 2016

A IMAGEM DE MARIA, QUE PEREGRINA E NÃO NOS DEIXA INDIFERENTES

Nossa Senhora, na sua Imagem Peregrina, já nos visitou! No dia 11 de Maio. E creio que não foi em vão! Alvados, São Bento e Mira de Aire, acolheram-na com alegria e uma 'estranha beleza'! Mesmo com as horas trocadas (pois muitos que teriam desejado não conseguiram olhá-la cara a cara) e o tempo 'agreste' (especialmente em São Bento), Nossa Senhora terá ficado bem feliz por nos ter visitado. Ela congregou muita gente, até os que nem são muito assíduos a estas coisas; até esses se sentiram bem por estar um pouquinho com ela! Mesmo com chuva e vento, molhados até à medula, os são bentosensens, não deixaram de presentear a mãe de Jesus, com verdadeiras obras de arte em flor! Mesmo num horário menos propício, os alvadenses, louvaram e ofereceram a Maria, belos ornamentos, na simplicidade e beleza das flores e num espírito de acolhimento que certamente agradou à Mãe! Também Mira de Aire se reuniu para, com Maria, celebrar o mistério maior do seu Filho na Eucaristia e foi muito assertiva a criatividade dos que quiseram, sem grandes programas, preparar o espaço de acolhimento e a genuína e espontânea 'reunião' de um bom grupinho de pessoas para, após a partida da Imagem, deixar o espaço belo para o dia seguinte!
Em todos os sítios, vi olhos a lacrimejar (muitos, e tb eu) e crianças a sorrir! 
É por tudo isto que tudo, nas três comunidades, foi 'surpreendemente' belo. Não houve protagonistas especiais (embora alguns tenham dado bastante do seu tempo), mas todos e cada um o foram, pois fez-se o melhor que se soube e deu-se o melhor que se pode. A protagonista foi Nossa Senhora e foi-o sem querer, porque tudo o que emana dela é humildade, simplicidade e confiança. 
Nossa Senhora já visitou várias vezes estas paróquias, não só em 2003, mas segundo ouvi também em 1958/59 ou ... Claro que nos interessa a memória, a história rica dessas visitas (especialmente a de 2003) e as alegrias e belezas desses tempos, mas mais o dia de hoje e, esperamos, o dia de amanhã... Sempre com ela!

SÃO BENTO

























ALVADOS

















MIRA DE AIRE