DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

sexta-feira, 17 de abril de 2020

PÁSCOA DE 2020, A CRUZ DE RAMOS E DA PÁSCOA (vídeo)

Nesta Páscoa de 2020 há o amor que nunca acaba, é vida de sempre e para sempre.
Tempo sempre novo - mesmo confinados aos quatro cantos do lar ou dum lar - a redescobrir, também este ano.
A Páscoa apenas começou. Ela termina no dia de Pentecostes, a 31 de Maio. Até ainda temos mais tempo para abrir as nossas portas e deixar arejar os cantos ainda húmidos ou cheios de 'mofo'! 
É uma Páscoa diferente e, por isso, 'estranhamente' nova. Quem dera fosse um tempo para centrar a vida no 'essencial'. 
O essencial nunca está no nosso umbigo, esse era uma passagem quando no ventre materno nos nutriamos para viver, mas foi cortado...Quem olha só para o seu umbigo torna-se intolerante, incapaz de passar da sexta-feira santa, longe da cruz (como o diabo), indiferente e parente da boçalidade..., forte de 'nada'.... O Senhor passa, mesmo que os nossos olhos não o possam ver como desejaríamos.
Este é um tempo que nos põe à prova, na humildade da fragilidade - pelo contexto humano com que nos confrontamos - na paciente harmonia com todos os que vivem debaixo do mesmo  tecto (ou com aqueles que gostaríamos ao nosso lado), entrelaçando laços mais apertados.
Ninguém fica 'distante' nestes dias (só se quisermos). Ainda que as nossas portas estejam mais 'fechadas' e nos falte o ar, nunca estamos sós. Os primeiros amigos de Jesus ressuscitado reuniam-se nas suas casas, mas com a alegria de sentir que o Senhor estava com eles.
A Páscoa permite-nos cantar em qualquer circunstancia. Vai chegar o tempo de 'abrir as portas', as da casa para sair, as das igrejas para voltar a entrar. Mas as portas do coração podem e devem estar sempre abertas para viver a cruz florida da Páscoa.

Vi muitas cruzes, nas ruas a agora no computador. Tão belas e tão cheias de carinho. As mãos e a arte que as compuseram são ferramentas que exprimem a seiva que passa por dentro de quem as idealizou.

APRESENTO-VOS UMA AMOSTRA QUE FOI CHEGANDO...DAS CRUZES DE RAMOS E DE PÁSCOA.
UMA BELA MEDITAÇÃO SOBRE A 'SABEDORIA DA CRUZ', QUE NÃO NOS DEIXA INDIFERENTES. ELA, SENDO DURA E CRUA PODE-SE TRANSFORMAR EM SINAL DE PAIXÃO E DE AMOR, DE VIDA NOVA.

esta apresentação pode ser visualizada em quatro modos (para o caso de algum não funcionar):

*    https://video214.com/play/btC4bpACItJeBJGmbNacDw/s/dark   ou  https://bit.ly/3bs8FEM


*   MEO KANAL (tecla verde do comando televisivo), canal 514886


'Juntos somos luz, a tormenta passará, é preciso saber perder para depois se ganhar, e mesmo saem ver, acreditar'

Este domingo celebramos o DOMINGO DA MISERICÓRDIA. Se lermos os textos (ou escutarmos na Missa) vamos perceber muito bem o porquê do Papa São João Paulo II ter instituído e proposto a todos os cristão este domingo, com este nome.


PLuis

1 comentário:

  1. Obrigado P. Luís pelo vídeo das cruzes. O Senhor tem muito jeito para estas coisas. Nós temos tantas cruzes feitas mas não há quem faça o resto. Um abraço.
    L

    ResponderEliminar