DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

sábado, 18 de abril de 2020

PÁSCOA (no dia de Pascoela): O DOM DA PAZ, CHEIA DE MISERICÓRDIA

Olá caríssimos irmãos e irmãs de Alvados, Mira de Aire e São Bento

*Como certamente sabemos, mormente os que vivem mais assiduamente este tempo pós-dia de Páscoa, O primeiro fruto da ressurreição é a paz (dom de Deus). A primeira barreira a derrubar é a do medo e da dúvida (do ser humano). A experiência da ressurreição não é contada a partir de Jesus Cristo, mas a partir das testemunhas. É caso para tu, eu,  nos interrogarmos: Tens algo a contar? Qual é a tua experiência pascal? (Lucas 24:35-48)
* Um pouco à semelhança dos discípulos, após a Ressurreição de Jesus, também nós andamos um pouco atónitos, temerosos, boa parte fechados em casa (por indicação , receosos, incrédulos com os que nos tá a acontecer, indecisos (por que não prevemos) quanto ao futuro... Foi essa a experiência da 'fé pascal', como um acontecimento que se foi cimentando e fortalecendo com a confiança, o sentir de que Alguém continuava bem presente, o espírito fraterno, a oração.
* Neste II Domingo, após oito dias, o nosso coração 'pendura-se na infinita misericórdia' de Jesus que, não obstante as incredulidades e teimosias materialistas dos discípulos (especialmente de Tomé), não abandona e torna-se presente. Quando a ‘teimosia das certezas individuais está acima de tudo e de todos’, então sobrepõe-se também a desconfiança e a desunião (como o nosso tal amigo Tomé). Mas, Jesus, é mesmo misericordioso, porque não olha ao que lhe fazemos, mas sim ao amor que tem por nós.
* Na Páscoa, neste domingo (e seguintes) O Ressuscitado vai-nos recordando e preparando para a missão, o trabalho da fé... sem desanimar e - o que bem pode estar a acontecer em muitos cristãos - a não nos habituarmos à preguiça do testemunho. A letargia é um perigo muito perigoso! Preocupados com os contágios maléficos do vírus (e muito bem pois não podemos 'baixar a guarda') pode-se, pura e simplesmente, deixar de lado o 'pulsar' contínuo duma fé viva'!
* Neste domingo e nesta semana as nossas comunidades já tinham programado várias actividades e acontecimentos:
- Este domingo, a Festa em honra de São Bento ou da Pascoela. Na paróquia de São Bento tudo estava no bom caminho para viver um dia de alegria, na celebração e no convívio. Todos os envolvidos, os promotores, tinham preparado com dedicação. Esperamos, por quando for possível, assinalar esta data e este evento.
- No dia 25, um Concerto Solidário que reuniria bons talentos musicais na Casa da Cultura em Mira de Aire, em prol da solidariedade e que há tanto tempo estava a ser preparado com empenho.
- Recomeçaríamos várias actividades, nomeadamente a catequese…

Avancemos, sem escolher o 'medo', mas a esperança e a convicção de que os dias que Deus nos vai concedendo, seja qual for a situação em que vivamos, são sempre belos e preciosos. Estamos todos na mesma barca, ninguém se salva sozinho, ‘ninguém é mais que ninguém’ e ‘ninguém é menos que ninguém’. 



PROPOSTAS PARA ESTE DOMINGO

- Além da Eucaristia que celebrarei para as comunidades (e em nome de todos), às 11.30h (via facebook): https://www.facebook.com/leaosadio   ou  Luis Ferreira
                 . há ainda a Eucaristia nos vários canais televisivos

- Eucaristia presidida pelo Cardeal Dom António Marto, às 10.30h: https://youtu.be/1TY0eRBXTpc

- abaixo vai uma proposta para celebração familiar 


CATEQUESE
- Aos catequistas (e pais e familiares das crianças e adolescentes) proponho que explorem o seguinte:

 - https://www.youtube.com/user/canaleducris

neste canal irá ser facultado de 2ª a sábado um programa intitulado 'Catequese em casa', em directo, às 18.30h

https://laboratoriodafe.pt/

E, porquanto for possível e segundo a disponibilidade e facilidade, mantenham algum contacto com aqueles que a Igreja e Jesus tem colocado nas 'vossas mãos', no que se refere à educação cristã e partilha dos dons da fé.


PRÓXIMOS TEMPOS

Como é plausível as próximas semanas (sem saber quantas) ainda serão de algumas restrições e não teremos oprtunidade de nos juntarmos em grupo, como comunidade. Por isso, e até novas orientações, desde já está assente:

- cancelamento das 'festas da catequese', baptismos e casamentos
- cancelamento do Crisma
- cancelamento da recitação do terço no Mês de Maria

Entretanto vamos estando até ao que for surgindo.

pluis ferreira, pároco


PROPOSTA CELEBRAÇÃO EM FAMÍLIA


SAUDAÇÃO PAI OU MÃE: As portas fechadas não impedem o Ressuscitado de entrar, de se colocar no meio dos discípulos e de lhes dar a paz: a paz que dissipa o medo, que restaura a confiança e a serenidade. Estão confinados, mas é um tempo rico de intimidade, diálogo, partilha, proximidade, comunhão. Em tempo de privação e de provação, com as portas das igrejas fechadas, abrem-se janelas de oportunidades, para ‘abrir’ a Igreja em nossa casa. Iniciemos como ‘igreja doméstica’ esta oração: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amen. 

PEDIMOS PERDÃO [cada membro da família é convidado a lavar os olhos] 

FILHO/A: Senhor, acolhe as lágrimas das vezes em que fechamos o nosso coração à tua presença. E faz com que a luz da tua Páscoa gloriosa lave os nossos olhos para vermos tudo de modo novo e caminharmos por uma vida nova. 
TODOS: Amen! 

ACOLHEMOS A PALAVRA  
LEITURA DO SANTO EVANGELHO SEGUNDO SÃO JOÃO [capítulo 20, versículos 19 a 31] Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos». Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor». Mas ele respondeu-lhes: «Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei». Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou-Se no meio deles e disse: «A paz esteja convosco». Depois disse a Tomé: «Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente». Tomé respondeu-Lhe: «Meu Senhor e meu Deus!». Disse-lhe Jesus: «Porque Me viste acreditaste: felizes os que acreditam sem terem visto». Muitos outros milagres fez Jesus na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para acreditardes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e para que, acreditando, tenhais a vida em seu nome.

PARTILHAMOS A PALAVRA 
O Ressuscitado traz o dom da paz, um dos dons messiânicos por excelência, juntamente com a alegria, um dos frutos mais belos da experiência terrena. A paz e a alegria são a janela que abrimos neste episódio da ´série’ pascal: proporcionam a serenidade interior de quem está habitado por Jesus Cristo; restabelecem a harmonia na relação com Deus, consigo mesmo, com os outros, com a Criação. Esta é, na verdade, a vitória que temos na palma da mão, desde o dia do nosso batismo. Porventura, precisamos de a recuperar com mais confiança e entusiasmo. É possível provocar em cada um de nós a mesma transformação: do medo à alegria, do não ver ao ver, do duvidar ao acreditar, do estar fechados ao ser enviados. Como é que sinto e vivo a ressurreição (transformação) nestes primeiros dias de Páscoa?

PRECES
Jesus Cristo Ressuscitado entra, estando fechadas as portas da nossa casa, para nos abrir a janela da paz e da alegria. Digamos com confiança:
 Cristo, nossa Páscoa, dá-nos a tua paz!

> Pela Igreja, grande família de Deus, para que cresça em santidade à medida que cada família se edifica como Igreja, nós te pedimos: Cristo...
> Pelos governantes, para que apliquem a verdadeira imunidade de grupo, através de verdadeiras políticas de diálogo e de paz, de justiça social e de comunhão de bens, nós te pedimos: Cristo, nossa Páscoa...
> Pelas vítimas desta pandemia, pelos doentes, pelos empresários em dificuldade, pelos empregados precários e pelos desempregados, pelos idosos e sós, nós te pedimos: Cristo, nossa Páscoa, dá-nos a tua paz!
> Pelos que estão na linha da frente do combate à pandemia, pelos profissionais de saúde, pelos voluntários, pelos que trabalham para garantir a saúde, a alimentação, a higiene, os transportes e os serviços essenciais, nós te pedimos: Cristo, nossa Páscoa, dá-nos a tua paz!
> Pelas famílias que se encontram em situações difíceis, de separação, de luto, de desemprego, de pobreza súbita ou envergonhada, nós te pedimos: Cristo, nossa Páscoa, dá-nos a tua paz!
 > [acrescenta a tua intenção], nós te pedimos: Cristo, nossa Páscoa... Unidos a Jesus Cristo Ressuscitado rezemos com confiança a oração que Ele nos ensinou: Pai nosso...

COMPROMISSO Esta semana, vamos preparar/cuidar um espaço para a leitura da Palavra de Deus e para a oração pessoal ou familiar: mesa com tolha branca, Bíblia, vela, flores. Temos, porventura, mais tempo para ler a Bíblia, para meditar nas leituras do dia e do domingo. Numa das refeições do dia, vamos fazer juntos uma oração de bênção e partilhar os nossos sentimentos e a nossa vida. Tomemos o alimento com simplicidade e alegria de coração. Bendigamos o Senhor!

TODOS: Graças a Deus!


Sem comentários:

Enviar um comentário