20 MAR Terça feira da quinta semana Quaresma
|
|
Do livro dos Números e do evangelho de João |
|
O povo falou contra Deus e contra Moisés: «Porque nos fizestes sair do Egipto? Foi para morrer no deserto, onde não há pão nem água, estando enjoados com este pão levíssimo? (Nm 21,5).
Ele acrescentou: «Vós sois cá de baixo; Eu sou lá de cima! Vós sois deste mundo; Eu não sou deste mundo. Já vos disse que morrereis nos vossos pecados. De facto, se não crerdes que Eu sou o que sou, morrereis nos vossos pecados.» perguntaram-Ihe, então: «Quem és Tu, afinal?» Disse-lhes Jesus: «Absolutamente aquilo que já vos estou a dizer! Tenho muitas coisas que dizer e que julgar a vosso respeito; mas do que falo ao mundo é do que ouvi àquele que me enviou, e que é verdadeiro.» Eles não perceberam que lhes falava do Pai. (8,23-27).
------------------------
Facilmente nos cansamos, facilmente nos esquecemos do amor que nos foi dado, facilmente perdemos a memória das graças recebidas! E daí à murmuração vai um pequenino passo... Ainda não aprendemos que 'sem memória não há futuro'! Em tempo de quaresma será bom olhar um pouco mais para cima, para onde o Senhor nos quer levar e levantar, e compreender que só se pode chegar ao céu com os pés bem assentes na terra... com os gestos da caridade, com o amor fraterno, com os sinais próprios do tempo que vivemos antes da Páscoa: jejum como partilha, oração como fortaleza nas provações, perdão como 'querer' vida nova e mais feliz. E no fim de tudo dito vem o mais importante: confiar, acreditar em Quem merece crédito pelas suas obras, pelas sua palavras, pela sua 'paixão' e 'compaixão'! Avancemos decididos que o tempo é este!
|
|
-----------------------------
Oração:
Senhor Jesus, ensina-me e ajuda-me a contemplar o teu grande amor pelo Pai, e o grande amor do Pai por Ti, para que o meu coração se dilate de alegria e de generosidade. O amor do Pai por Ti manifestou-se na plena confiança com que Te entregou ao sacrifício que havia de salvar o mundo, fazendo novas todas as coisas, e mudando o nosso coração. O teu amor pelo Pai manifestou-se na obediência pronta e generosa com que Te dispuseste a realizar o seu projecto salvador. Nessa troca de amor, descubro também o imenso amor do Pai, e o teu, por mim e por cada um dos homens. Esse amor não permitiu que fôssemos abandonados ao horror do pecado. Contemplando-Te na cruz, descubro o mistério de amor imenso com que fui salvo, com que todos fomos salvos. Eu Te dou graças, de todo o coração, pedindo que me ajudes a corresponder a esse amor. Amen. |
|
Sem comentários:
Enviar um comentário