DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

terça-feira, 20 de março de 2018

40 PENSAMENTOS QUARESMAIS - um cada dia (29) - terça da quinta semana

20 MAR
Terça feira da quinta semana Quaresma

 Do livro dos Números e do evangelho de João
O povo falou contra Deus e contra Moisés: «Porque nos fizestes sair do Egipto? Foi para morrer no deserto, onde não há pão nem água, estando enjoados com este pão levíssimo? (Nm 21,5).
Ele acrescentou: «Vós sois cá de baixo; Eu sou lá de cima! Vós sois deste mundo; Eu não sou deste mundo. Já vos disse que morrereis nos vossos pecados. De facto, se não crerdes que Eu sou o que sou, morrereis nos vossos pecados.» perguntaram-Ihe, então: «Quem és Tu, afinal?» Disse-lhes Jesus: «Absolutamente aquilo que já vos estou a dizer! Tenho muitas coisas que dizer e que julgar a vosso respeito; mas do que falo ao mundo é do que ouvi àquele que me enviou, e que é verdadeiro.» Eles não perceberam que lhes falava do Pai. (8,23-27).

------------------------
Facilmente nos cansamos,
facilmente nos esquecemos do amor que nos foi dado,
facilmente perdemos a memória das graças recebidas!
E daí à murmuração vai um pequenino passo...
Ainda não aprendemos que 'sem memória não há futuro'!
Em tempo de quaresma será bom olhar um pouco mais para cima,
para onde o Senhor nos quer levar e levantar,
e compreender que só se pode chegar ao céu
com os pés bem assentes na terra...
com os gestos da caridade, com o amor fraterno,
com os sinais próprios do tempo que vivemos antes da Páscoa:
jejum como partilha, oração como fortaleza nas provações,
perdão como 'querer' vida nova e mais feliz.
E no fim de tudo dito vem o mais importante:
confiar, acreditar em Quem merece crédito
pelas suas obras, pelas sua palavras,
pela sua 'paixão' e 'compaixão'!
Avancemos decididos que o tempo é este!
-----------------------------
 Oração: 
Senhor Jesus, ensina-me e ajuda-me a contemplar o teu grande amor pelo Pai, 
e o grande amor do Pai por Ti, 
para que o meu coração se dilate de alegria e de generosidade. 
O amor do Pai por Ti manifestou-se na plena confiança 
com que Te entregou ao sacrifício que havia de salvar o mundo, 
fazendo novas todas as coisas, e mudando o nosso coração. 
O teu amor pelo Pai manifestou-se na obediência pronta e generosa 
com que Te dispuseste a realizar o seu projecto salvador. 
Nessa troca de amor, descubro também o imenso amor do Pai, 
e o teu, por mim e por cada um dos homens. 
Esse amor não permitiu que fôssemos abandonados ao horror do pecado. 
Contemplando-Te na cruz, descubro o mistério de amor imenso com que fui salvo, 
com que todos fomos salvos. 
Eu Te dou graças, de todo o coração, 
pedindo que me ajudes a corresponder a esse amor. Amen
.

Sem comentários:

Enviar um comentário