DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

segunda-feira, 19 de março de 2018

40 PENSAMENTOS QUARESMAIS - um cada dia (28) - segunda da quinta semana

19 MAR
Segunda feira da quinta semana Quaresma
Solenidade de São José, esposo da Virgem Maria

 Do evangelho de Lucas 
Todos quantos ouviam o Menino (Jesus), estavam estupefactos com a sua inteligência e as suas respostas. Ao vê-lo, ficaram assombrados e sua mãe disse-lhe: «Filho, porque nos fizeste isto? Olha que teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura!» Ele respondeu-lhes: «Porque me procuráveis? Não sabíeis que devia estar em casa de meu Pai?» Mas eles não compreenderam as palavras que lhes disse. Depois desceu com eles, voltou para Nazaré. (2,47-51)

------------------------

Um pai... e mais que pai;
um homem confiante,
honesto, com dúvidas de fé...
mas consciente da sua missão!
Cada pai pode ser um José:
aberto 'à vontade de Deus',
pronto para os desígnios, por vezes tão 'misteriosos'
da vida dos filhos,
misteriosos porque maiores, 
porque a vida é dom e a um pai compete 
'cuidar' dela, com o carinho e a ternura,
com o espírito da fortaleza e com a confiança no futuro!
O Pai José soube perceber
os 'sonhos' da vida,
abriu-se a um discernimento sobre o 'Filho'
que havia de nascer.
Homem da sabedoria que não se exalta,
mas que se coloca a serviço.
Homem de escuta e da acção
que descobre o dom da sua esposa Maria.
Pai premuroso e atento.
Obrigado, Senhor,
pelos pais que nos amam
e por todos os pais da terra.
Dá-lhes a alegria de serem como José,
na dedicação e no amor sem medida e sem fim.
Amen! 
-----------------------------
 Oração: 
Ó S. José, eu admiro e louvo a vossa perfeição e a vossa santidade. 
Que exemplos e que méritos! A vossa intercessão no céu é sempre escutada. 
O Coração de Jesus não pode ficar insensível à vossa oração. 
Pedi hoje a minha conversão, a minha santificação. 
Pedi o perdão de todas as minhas faltas e a graça de corresponder 
ao que Nosso Senhor espera de mim. 
Ajuda-me a dizer como Tu e como Maria, 
Tua esposa fidelíssima: Fiat! Fiat! 
Amen

Sem comentários:

Enviar um comentário