21 MAR Quarta feira da quinta semana Quaresma
|
|
«Em verdade, em verdade vos digo: todo aquele que comete o pecado é servo do pecado, 35 e o servo não fica na família para sempre; o filho é que fica para sempre. 36 Pois bem, se o Filho vos libertar, sereis realmente livres. 37 Eu sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque não aderis à minha palavra. 38 Eu comunico o que vi junto do Pai, e vós fazeis o que ouvistes ao vosso psi» 39E1es replicaram-lhe: «O nosso pai é Abraão!» Jesus disse-lhes: «Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão! 40 Agora, porém, vós pretendeis matar-me, a mim, um homem que vos comunicou a verdade que recebi de Deus. Isso não o fez Abraão! 41 Vós fazeis as obras do vosso psi»(8,34-41)
------------------------
A liberdade é um valor de que todos desejamos usufruir. Mas nem sempre a procuramos onde a podemos encontrar. Quem não deseja ser 'livre'? Mas que liberdade? De fazer o que quero ou de fazer aquilo com que me responsabilizo? A autêntica liberdade pode trazer-nos dissabores e até a 'cruz', quando ela significa tomar posição ou assumir o que se crê diante de quem quem 'meneia' a cabeça e escarnece! Mas é essa a liberdade a sério. Ser o que se é, 'sem medos'! Essa liberdade garantiu a Jesus a Paixão, mas também foi a garantia da nossa salvação. Só é livre quem está pronto a deixar-se conduzir, com firmeza, pelo bem altrui'! Os gestos de liberdade podem até levar ao suplício, mas tornam imensos e grandes os seus autores! O que aparentemente pode parecer uma perda, torna-se uma grande vitória! E é assim que surgem 'frutos' de vida nova!
|
|
-----------------------------
Oração:
Senhor Jesus, faz-me compreender que, para viver como filho do Pai, não me basta ser baptizado, mas também preciso de fazer as suas obras, e de crescer na escuta da sua voz, deixando que a tua palavra lance raízes em mim, e tome gradualmente posse de todo o meu ser. Faz-me também compreender que me tornas livre apenas na medida em que abro à tua palavra, não só a minha inteligência, mas também a minha vida. A tua gloriosa Paixão faz-nos vitoriosos contra o pecado, contra todas as dificuldades, contra o sofrimento. Faz-nos livres! Obrigado, Senhor! Amen. |
|
Sem comentários:
Enviar um comentário