DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

quarta-feira, 21 de março de 2018

40 PENSAMENTOS QUARESMAIS - um cada dia (30) - quarta da quinta semana

21 MAR
Quarta feira da quinta semana Quaresma

 Do evangelho de João 
«Em verdade, em verdade vos digo: todo aquele que comete o pecado é servo do pecado, 35 e o servo não fica na família para sempre; o filho é que fica para sempre. 36 Pois bem, se o Filho vos libertar, sereis realmente livres. 37 Eu sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque não aderis à minha palavra. 38 Eu comunico o que vi junto do Pai, e vós fazeis o que ouvistes ao vosso psi» 39E1es replicaram-lhe: «O nosso pai é Abraão!» Jesus disse-lhes: «Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão! 40 Agora, porém, vós pretendeis matar-me, a mim, um homem que vos comunicou a verdade que recebi de Deus. Isso não o fez Abraão! 41 Vós fazeis as obras do vosso psi»(8,34-41)

------------------------

A liberdade é um valor de que todos desejamos usufruir.
Mas nem sempre a procuramos onde a podemos encontrar. 
Quem não deseja ser 'livre'?
Mas que liberdade?
De fazer o que quero ou de fazer aquilo com que me responsabilizo?
A autêntica liberdade pode trazer-nos dissabores e até a 'cruz',
quando ela significa tomar posição ou assumir o que se crê
diante de quem quem 'meneia' a cabeça
e escarnece! 
Mas é essa a liberdade a sério.
Ser o que se é, 'sem medos'!
Essa liberdade garantiu a Jesus a Paixão, 
mas também foi a garantia da nossa salvação.
Só é livre quem está pronto a deixar-se conduzir,
com firmeza, pelo bem altrui'!
Os gestos de liberdade podem até levar ao suplício,
mas tornam imensos e grandes os seus autores!
O que aparentemente pode parecer uma perda, 
torna-se uma grande vitória!
E é assim que surgem 'frutos' de vida nova!
-----------------------------
 Oração: 
Senhor Jesus, faz-me compreender que,
para viver como filho do Pai,
não me basta ser baptizado,
mas também preciso de fazer as suas obras,
e de crescer na escuta da sua voz,
deixando que a tua palavra lance raízes em mim,
e tome gradualmente posse de todo o meu ser.
Faz-me também compreender que me tornas livre apenas
na medida em que abro à tua palavra, não só a minha inteligência,
mas também a minha vida.
A tua gloriosa Paixão faz-nos vitoriosos contra o pecado,
contra todas as dificuldades, contra o sofrimento.
 Faz-nos livres! Obrigado, Senhor! Amen
.

Sem comentários:

Enviar um comentário