DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

quinta-feira, 8 de março de 2018

40 PENSAMENTOS QUARESMAIS - um cada dia (19) - quinta feira da terceira semana

08 MAR
Quinta Feira da terceira semana



 Do livro de Jeremias:

"Assim fala o Senhor: A única ordem que lhes dei foi esta: 
‘Ouvi a minha voz e Eu serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo; 
segui sempre a senda que vos indicar, a fim de que sejais felizes. 
Eles, porém, não me ouviram, não prestaram atenção, 
seguiram os maus conselhos dos seus corações empedernidos; 
viraram-me as costas em vez de se voltarem para mim. 
Desde o dia em que os vossos pais deixaram o Egipto até hoje, 
Eu vos enviei todos os meus servos, os profetas, dia após dia. 
Eles, porém, não me ouviram, não me prestaram atenção; 
endureceram a sua cerviz e agiram pior que os seus pais.
Tudo isto lhes transmitirás, mas não te escutarão. Chamá-los-ás e não te responderão. 
Então dir-Ihes-ás: ‘Esta é a nação que não ouviu a voz do Senhor, seu Deus, 
não aceitou as suas advertências. A sua lealdade desapareceu, foi banida da sua boca." (7,23-28)




Mau, muito mau!
O coração duro, teimoso, obstinado... 
O coração que não reconhece os seus erros,
torna o ser humano frio, calculista, incapaz de aceitar 'correcções', cego!
Por mais que Deus queira retemperar e renovar a vida,
isso só é possível àquele que 'gasta' tempo para escutar
as indicações preciosas  da Palavra.
A indiferença que ignora,
a falta se sensibilidade para prestar atenção,
a Deus e aos outros,
conduz por caminhos escuros, até a becos sem saída!
As muitas idolatrias que inundam o 'habitat' da existência humana,
afastam da verdade e da realidade,
tornam tudo virtual até apagar o essencial do seu humano:
o amor que se toca, se sente, se recebe e se dá!

 Oração: 
Senhor Jesus, enche-nos de consolação 
para sabermos que és o mais forte, e que, Contigo, 
não há dificuldade ou provação que não possamos vencer. 
Diante de Ti, o Demónio não passa de ‘ um pobre diabo’, 
e o que há de cruel no mundo é vencido, porque Tu o venceste. 
Vem a nós na tua palavra poderosa; 
vem a nós na Eucaristia, pão dos fortes. 
Faz em nós a tua morada e fica connosco, Senhor. 
Que jamais nos separemos de Ti! E a vitória é certa. 
Amen.

Sem comentários:

Enviar um comentário