DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

domingo, 4 de março de 2018

40 PENSAMENTOS QUARESMAIS - um cada dia - terceiro domingo quaresma

04 MAR
Terceiro Domingo da Quaresma


 Do Evangelho de João: 

Fez então um chicote de cordas
e expulsou-os a todos do templo, com as ovelhas e os bois;
deitou por terra o dinheiro dos cambistas
e derrubou-lhes as mesas;
e disse aos que vendiam pombas:
«Tirai tudo isto daqui;
não façais da casa de meu Pai casa de comércio».
Os discípulos recordaram-se do que estava escrito:
«Devora-me o zelo pela tua casa».
Então os judeus tomaram a palavra e perguntaram-Lhe:
«Que sinal nos dás de que podes proceder deste modo?»
Jesus respondeu-lhes:
«Destruí este templo e em três dias o levantarei».
Disseram os judeus:
«Foram precisos quarenta e seis anos para se construir este templo
e Tu vais levantá-lo em três dias?»
Jesus, porém, falava do templo do seu corpo. (2,15-22
).
-------------------------
Deus preocupa-se connosco e quer dar-nos uma nova vida.
A baliza que Ele estabelece são os mandamentos,
indicações fundamentações,
que Jesus virá confirmar e actualizar
com o seu Evangelho.
A felicidade sem fim não está numa lógica de poder, de autoridade, 
de riqueza, de importância, mas está na lógica da cruz – isto é, 
no amor total, no dom da vida até às últimas consequências, 
no serviço simples e humilde aos irmãos.
Não se pode fazer da fé um 'comércio' entre cada um e Deus,
não se poder cair no engodo dos 'vendilhões' do templo!
A fé nunca pode ser um aproveitamento, mas sim
uma confiança total na 'doação', na partilha de dons e no abandono à vontade de Deus.
-----------------------------------
 Oração: 
Cristo Jesus,
a Tua coerência levou-te a atitudes de firmeza,
a Tua confiança na Palavra e no 'zelo' pela Casa do Pai
colocaram-te em confronto
com a 'autoridade' dos poderosos do teu tempo.
Livra-me do empecilho que é o orgulho,
da vontade de 'fazer o que quero',
sem prestar alguma atenção às tuas indicações.
Faz que nunca 'despreze' a Casa de Teu Pai
e também Tua.
Toca o meu coração duro 
para me deixar corrigir por ti e,
se for necessário, indica-me o caminho da rua. 
O Teu Espírito me ilumine e me conceda a tua graça.
Amen!

Sem comentários:

Enviar um comentário