DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

terça-feira, 6 de março de 2018

40 PENSAMENTOS QUARESMAIS - um cada dia (17) - terça feira da terceira semana

06 MAR
Terça-feira da segunda semana


 Do evangelho de Mateus: 
«Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou-Lhe: «Se meu irmão me ofender, quantas vezes deverei perdoar-lhe? Até sete vezes?» Jesus respondeu: «Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete...». (18,21-22).



Já todos, ou quase, sabem
que um dos pseudónimos mais usados acerca de Deus
é Misericórdia.
E, pelo Filho, Ele recorda-o permanentemente,
quando ensina que se não se perdoar aos outros,
como se pode ousar pedir perdão?
Ainda assim, Ele nunca empurra para fora,
volta sempre de novo a recordar a necessidade absoluta
de fazer - antecipadamente - aos outros
o que se deseja para si!
E tudo isto, sem limites... 
sendo que os limites devem ser sempre do destinatário e nunca de quem perdoa.
Corre-se sempre o risco de ter atitudes de perdão 
e o outro não querer ser perdoado,
porque para acolher o perdão é fundamental perceber e aceitar que se erra!
É também aí que está a conversão.
Quando a autosuficiência do 'bem'
- que Jesus declarava de fariseismo -
predomina, então mais necessidade há de 'abaixar-se' ao lugar da misericórdia.

 Oração: 

Deus, Pai da misericórdia,
revela-me, com a tua infinita paciência,
que a graça do perdão não tem fim,
que nunca abandonais o pecador arrependido
e que tratais o retinente com respeito.
Iluminai o meu coração
para que saiba partilhar com os outros
o que me concedeis sem mérito! 
Por Jesus, Vosso Filho,
na unidade do Espírito Santo.

Sem comentários:

Enviar um comentário