DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

segunda-feira, 5 de março de 2018

40 PENSAMENTOS QUARESMAIS - um cada dia (16) - segunda feira da terceira semana

05 MAR
Segunda feira da terceira Quaresma

 Do evangelho de Lucas: 
Naquele tempo, Jesus veio a Nazaré e falou ao povo na sinagoga, dizendo: «Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua terra. Digo-vos a verdade: Havia em Israel muitas viúvas no tempo do profeta Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma grande fome em toda a terra; contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas a uma viúva de Sarepta, na região da Sidónia. Havia em Israel muitos leprosos no tempo do profeta Eliseu; contudo, nenhum deles foi curado, mas apenas o sírio Naamã». Ao ouvirem estas palavras, todos ficaram furiosos na sinagoga. Levantaram-se, expulsaram Jesus da cidade e levaram-n’O até ao cimo da colina sobre a qual a cidade estava edificada, a fim de O precipitarem dali abaixo. Mas Jesus, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho. (17,8-10).



«Deus não se esconde de quantos o buscam com coração sincero, 
ainda que o façam tateando, de maneira imprecisa e incerta...»
O crente é, e será sempre, um peregrino da aprendizagem,
quanto mais encontra, mais terá de caminhar...
porque quando parece que se chegou à meta,
logo se toma consciência de que é necessário ir mais além.
A Quaresma conduz sempre mais para além...
para além da morte...para além do degredo... para além do mal....
para além do pecado...para além da cruz!
No horizonte final terá de estar definitivamente a ressurreição e a vida.
Necessário é, por isso, não desistir a meio percurso,
nem fazer de uma etapa a meta!
Dos desistentes nunca 'reza' a história!

 Oração: 

Senhor da confiança 
leva-me por caminhos de altruísmo, 
que me conduzam ao reconhecimento da Tua bondade.
Quanto mais te conheço
e sou teu íntimo, sinto que mais corro o risco
de me desleixar da novidade que me propões 
e logo me punho em 'bico de pés'
para me exaltar e 'banalizar' as tuas palavras.
Faz di mim um autêntico e permanente aprendiz 
do que tens para me ensinar.
Isto suplico pela acção e graça do Teu Espírito.
Amen!

Sem comentários:

Enviar um comentário