DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

sábado, 10 de março de 2018

40 PENSAMENTOS QUARESMAIS - um cada dia (21) - sábado da terceira semana

10 MAR
Sábado da terceira semana



 Do Evangelho de Lucas:

Jesus disse também a seguinte parábola, a respeito de alguns que confiavam muito em si mesmos, tendo-se por justos e desprezando os demais: «Dois homens subiram ao templo para orar: um era fariseu e o outro, cobrador de impostos. 0 fariseu, de pé, fazia interiormente esta oração: ‘ó Deus, dou-te graças por não ser como o resto dos homens, que são ladrões, injustos, adúlteros; nem como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo quanto possuo.’ 0 cobrador de impostos, mantendo-se à distância, nem sequer ousava levantar os olhos ao céu; mas batia no peito, dizendo: ‘á Deus, tem piedade de mim, que sou pecador.’ Digo-vos: Este voltou justificado para sua casa, e o outro não. Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado. » (18,9-14)



Rezar. 
Quem nunca rezou? Como rezou?
Mesmo os que dizem 'não acreditar'
já rezaram algumas vezes,
talvez com outra denominação,
mas já quase todos invocaram auxílio.
Talvez nem todos tenham louvado e agradecido,
talvez nem todos tenham sentido a necessidade
de ser humildes na oração...!
Isso sim pode acontecer,
até a muitos (assim ditos) 'bons' cristãos 
e 'rezadores' profissionais.
Uma oração agradável a Deus
tem sempre em conta que ela é uma graça do Espírito Santo
e que só um amor confiante e humilde ao Senhor permite rezar bem!

 Oração: 

Senhor, ajuda-me a libertar-me das máscaras 
com que tento esconder a pobreza do meu ser, 
a mesquinhez do meu coração, 
a dureza dos meus preconceitos.
A tua graça faz-me, hoje, tomar consciência de tudo isso, 
e faz-me experimentar um enorme vazio dentro de mim. 
Como o publicano da parábola, dobro-me a teus pés e digo: 
«tem piedade de mim, que sou pecador». 
Sei que, também a mim, queres dar a graça de reconhecer a minha humildade, 
e de experimentar a tua misericórdia imensamente maior
que os meus preconceitos e os meus pecados. 
Por isso, Te digo: Senhor, se quiseres, podes curar-me. 
Amen.

Sem comentários:

Enviar um comentário