DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

terça-feira, 13 de março de 2018

40 PENSAMENTOS QUARESMAIS - um cada dia (23) - terça feira da quarta semana

13 MAR
Terça feira da quarta semana Quaresma

 Do evangelho de João: 
Estava ali um homem que padecia da sua doença há trinta e oito anos. 6 Jesus, ao vê-lo prostrado e sabendo que já levava muito tempo assim, disse-lhe:«Queres ficar são?» Respondeu-Ihe o doente: «Senhor, não tenho ninguém que me meta na piscina quando se agita a água, pois, enquanto eu vou, algum outro desce antes de mim». Disse-lhe Jesus: «Levanta-te, toma a tua enxerga e anda.»  E, no mesmo instante, aquele homem ficou são, agarrou na enxerga e começou a andar. Ora, aquele dia era de sábado. Por isso os judeus diziam ao que tinha sido curado: «É sábado e não te é permitido transportar a enxerga.» Ele respondeu-lhes: «Quem me curou é que me disse: ‘Toma a tua enxerga e anda»Perguntaram-Ihe, então: «Quem é esse homem que te disse: ‘Toma a tua enxerga e anda?»  Mas o que tinha sido curado não sabia quem era, porque Jesus se tinha afastado da multidão ali reunida. Mais tarde, Jesus encontrou-o no templo e disse-lhe: «Vê lá: ficaste curado. Não peques mais, para que não te suceda coisa ainda pior»  0 homem foi-se embora e comunicou aos judeus que fora Jesus quem o tinha curado. E foi por isto, por Jesus realizar tais coisas em dia de sábado, que os judeus começaram a persegui-lo.. (5,5-16.

------------------------------------

O tempo não importa... quando se perscruta algo de novo, 
uma pequena luz ao fundo do túnel!
Para quem nada tem a perder, ou melhor, já nada tem a perder,
basta uma réstia de esperança e tudo muda!
Mas nem todos gostam que outros sejam felizes,
e tudo fazem para deixar 'paralíticos' 
os que já vivem a penúria da alegria,
os desesperados.
E mais... há quem aperte o cerco ao Salvador por dupla inveja:
inveja da Sua graça, muito maior que a mesquinhez da leis manipuladas
e inveja de ver que outros, 'menos merecedores', são tocados pelo Mestre.
Oh, quanto é necessário aprender para entender
que a alegria dos outros pode ser a salvação de si próprios,
que a bondade do Cristo, privilegia os mais infortunados!

--------------------------------------

 Oração: 

Vem, Senhor Jesus! 
Vem procurar o homem que jaz deprimido e doente, 
desesperado pelo pecado, 
que o domina e que lhe tolhe todo o movimento. 
Vem também procurar-me a mim. 
Aproxima-te de todos e de cada um de nós,
 para que possamos ouvir a tua pergunta: «Queres ficar são;». 
Vem mergulhar-nos no profundo abismo do teu amor misericordioso, 
capaz de tudo renovar, recriar e tornar fecundo. 
Renova em cada um de nós a graça do baptismo, 
para que a viva fielmente, em conformidade com os dons recebidos. 
Dá a água das lágrimas da penitência para que seja purificado. 
Então, liberto do pecado que me paralisa, 
poderei caminhar na tua presença 
e correr ao encontro dos meus irmãos 
para lhes anunciar o teu amor que redime e salva. 
Amen.

Sem comentários:

Enviar um comentário