DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

sábado, 3 de março de 2018

40 PENSAMENTOS QUARESMAIS - um cada dia (15) - sábado da segunda semana

03 MAR
Sábado da segunda semana



 Do Evangelho de Lucas:

«E, caindo em si, disse: ‘Quantos jornaleiros de meu pai têm pão em abundância, 
e eu aqui a morrer de fome! Levantar-me-ei: irei ter com meu pai e vou dizer-lhe: 
Pai, pequei contra o Céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; 
trata-me como um dos teus jornaleiros.’ E, levantando-se, foi ter com o pai. 
Quando ainda estava longe, o pai viu-o e, enchendo­-se de compaixão, 
correu a abraçar-se-Ihe ao pescoço e cobriu-o de beijos.» (15,17-20).




Quem não conhece a parábola?
entre crentes e não crentes a quase ninguém passa despercebido
este prodigioso texto relatado por Lucas,
sobre a misericórdia, sem medida, de Deus Pai
para com os filhos rebeldes que,
após o pecado, voltam à casa do pai.
E a festa fez-se. 
No perdão há sempre festa,
festa que acontece no coração e que se difunde como perfume
ao redor, para quantos queiram nela participar.
O que nos é pedido é o reconhecimento da verdade - o pecado -,
a coragem para decidir mudar - levantar-se, e pôr-se a caminho...
O resto deixemos a Deus, que Ele bem sabe o que há-de fazer! 

 Oração: 

Deus, Pai misericordioso,
para receber o teu abraço,
faz-me reconhecer que, estar longe de ti,
me torna vazio e 'cheio' de nada!
Dá-me a tua mão para eu me levantar,
reconhecer com humildade
o meu pecado de 'abandono' e ingratidão,
e leva-me a fazer o caminho de regresso
a Tua casa.
Sei que a tua 'única' fragilidade
é não ser capaz de não perdoar,
por isso acolhe-me, 
pois também sei que queres fazer festa comigo.
Isto te suplico por meio do teu Filho
que me ensinou esta parábola.

Amen.

Sem comentários:

Enviar um comentário