DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

TRÊS GESTOS E ACÇÕES CONCRETAS PARA ESTA QUARESMA

Com o intuito de proporcionar gestos concertos e acções que dêem maior e mais profundo sentido ao tempo quaresmal eis três propostas:

RETIRO POPULAR
Com já vem sendo um bom hábito, eis um instrumento à disposição de cada cristão que deseje, para valorizar a leitura orante da Palavra de Deus, em grupo (ou até individualmente). A grelha com os vários grupos está exposta na entrada da Igreja e qualquer um pode associar-se a um desses grupos de reflexão e partilha. Há guiões de apoio nos lugares habituais das igrejas.

RENÚNCIA QUARESMAL
Um modo de partilhar em vista de uma acção concreta, proposta pelo nosso bispo, este ano diz ele: "A coleta desta renúncia na nossa diocese será canalizada, através da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, para ajudar os cristãos perseguidos no Iraque e no Paquistão, onde vivem em condições das maiores carências. Demos testemunho corajoso de generosidade!" A maneira habitual de realizar este gesto, passa pelo retirar do envelope 'próprio' existente nas entradas das igrejas, fazer alguma renúncia de valor pecuniário - pensando na intenção que é sugerida - e devolver o envelope , com o valor da renúncia - no ofertório das missas do domingo de Ramos. Como já sabemos não importa tanto o quantitativo, mas a 'verdade' da renúncia (que significa pensar nos que passam mais dificuldade).

24 HORAS PARA O SENHOR
Também esta iniciativa concreta grangeou uma agradável 'surpresa' nos anos transactos (passados) pela boa adesão. Ei-la de novo e vamos considerá-la de novo, envolvendo as comunidades e outros grupos que, com seriedade, queiram 'responsabilizar-se' por 1 hora diante do Santíssimo, na Igreja de Mira de Aire. das 18h do dia 9 às 18h do dia 10h. Assinalem já a vossa hora na grelha existente no Cartório (ou na sacristia). 
--------
A Quaresma coloca-nos diante de três realidades da vida humana: a fragilidade do nosso pecado, a graça do perdão e da misericórdia, o valor da 'caridade' como partilha e a luz que brilha sempre mais forte (na Páscoa de Ressurreição).  

Sem comentários:

Enviar um comentário