DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

40 PENSAMENTOS QUARESMAIS - um cada dia (1) - quinta-feira de cinzas

Tentaremos partilhar em cada dia quaresmal um pensamento, a partir da Palavra de Deus, a concretizar na vida, a rezar em oração.... Seguiremos, em geral, a iniciativa 40 dias com o Papa Francisco...mas também acertaremos, de vez em quando, o passo com a nossa realidade... Vamos ver se conseguimos. Aqui, no blog paroquial será mais fácil a regularidade, na página do facebook nem sempre
Começa a Quaresma, recomeça a vida (vem aí a primavera), retempera-se o espírito com o Espírito...para que 'o fogo' purificador e transformador da Páscoa anime os nosso corações!

15 FEV
Quinta-feira de cinzas

 Do Evangelho segundo S. Mateus: 
Quando, pois, deres esmola, não permitas que toquem a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas. (...). Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé nas sinagogas e nos cantos das ruas, para serem vistos pelos homens. (...). E, quando jejuardes, não mostreis um ar sombrio, como os hipócritas, que desfiguram o rosto para que os outros vejam que eles jejuam (6, 2.5.16).
O Evangelho que inaugura a Quaresma convida-nos a ser os seus protagonistas, abrangendo três recursos, três remédios que curam do pecado. Em primeiro lugar, a oração, expressão de abertura e de confiança no Senhor. (...). Em segundo lugar, a caridade, para superar a falta de interesse em relação aos outros. (...). Em terceiro lugar, o jejum, a penitência, para nos libertarmos das dependências daquilo que passa e para procurarmos ser mais sensíveis e misericordiosos.

Papa Francisco, Homilia na Quarta-feira de Cinzas, 2016
 Oração: 

Deus, nosso Pai,
suplico-Te que me dês a graça de não esquecer
que devo rezar,
falar Contigo e escutar a tua Palavra.
Que a oração mais frequente, na Quaresma,
intensifique em mim a prática
das obras de caridade e misericórdia
e me leve à penitência
de renunciar àquilo que não condiz com o Evangelho.
Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário