DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

40 PENSAMENTOS QUARESMAIS - um cada dia (2) - sexta-feira de cinzas

16 FEV
Sexta-feira de cinzas

 Do livro de Isaías: 
Jejuais entre rixas e disputas, dando bofetadas sem dó nem piedade. Não jejueis como tendes feito até hoje, se quereis que a vossa voz seja ouvida no alto. Acaso é esse o jejum que me agrada, no dia em que o homem se mortifica? Curvar a cabeça como um junco, deitar-se sobre saco e cinza? Podeis chamar a isto jejum e dia agradável ao Senhor? 0 jejum que me agrada é este: libertar os que foram presos injustamente, livrá-los do jugo que levam às costas, pôr em liberdade os oprimidos, quebrar toda a espécie de opressão, repartir o teu pão com os esfomeados, dar abrigo aos infelizes sem casa, atender e vestir os nus e não desprezar o teu irmão. Então, a tua luz surgirá como a aurora, e as tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se. A tua justiça irá à tua frente, e a glória do Senhor atrás de ti. Então invocarás o Senhor e Ele te atenderá, pedirás auxílio e te dirá: «Aqui estou!»(58,4-9).
“o jejum tira força à nossa violência, desarma-nos, constituindo uma importante ocasião de crescimento. Por um lado, permite-nos experimentar o que sentem quantos não possuem sequer o mínimo necessário, provando dia a dia as mordeduras da fome. Por outro, expressa a condição do nosso espírito, faminto de bondade e sedento da vida de Deus. O jejum desperta-nos, torna-nos mais atentos a Deus e ao próximo, reanima a vontade de obedecer a Deus, o único que sacia a nossa fome.”

Papa Francisco, Mensagem Quaresmal 2018
 Oração: 

Deus, nosso Pai,
peço-te que me ensines o 'jejum',
não banalizando a palavra e a atitude,
nem os que jejuam por convicção.
Que ele, o jejum, seja sinal de comunhão com os que nada ou pouco têm
e que me faça sentir, também no meu corpo, um pouco daquilo
que é a privação.
E que o meu jejum me conduza à caridade, 
ao amor fraterno e à partilha.
Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário