DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

quarta-feira, 28 de março de 2018

40 PENSAMENTOS QUARESMAIS - um cada dia (38) - quarta-feira santa

28 MAR
Quarta feira santa

 Do livro de Isaías 
O Senhor Deus ensinou-me o que devo dizer, para saber dar palavras de alento aos desanimados. Cada manhã desperta os meus ouvidos, para que eu aprenda como os discípulos. 0 Senhor Deus abriu-me os ouvidos, e eu não resisti, nem recusei.  Aos que me batiam apresentei as espáduas, e a face aos que me arrancavam a barba; não desviei o meu rosto dos que me ultrajavam e cuspiam.  Mas o Senhor Deus veio em meu auxílio; por isso não sentia os ultrajes. Endureci o meu rosto como uma pedra, pois sabia que não ficaria envergonhado. 0 meu defensor está junto de mim. Quem ousará levantar-me um processo? Compareçamos juntos diante do juiz! Apresente-se quem tiver qualquer coisa contra mim.  O Senhor Deus vem em meu auxílio; quem poderá condenar-me? (50,4-9)

------------------------
Santo dia!
'Arrepiante', é talvez a palavra que mais se coaduna
com o acontecimento.
Foi durante a Ceia pascal, 
aquele acontecimento tão festivo
e tão cheio de memória, 
que Judas 'mete a mão no prato',
não para partilhar do pão,
mas para colocar aí o 'veneno' subtil da traição,
deixando-se dominar pela tentação 
das 'moedas'.
Foi um acto livre, como acontece com tantos hoje!
Assumirão a responsabilidade de entregar o amigo?
Nesta sucessão em catadupa de acontecimentos 'mortais'
- porque antes da morte na cruz há a morte da amizade de discípulo - 
está-nos, no entanto, garantida
aquela fortaleza da tenacidade dum amor que não vacila,
porque ao mesmo tempo que o mal tem tendência de vantagem,
também jorra a comunhão mais forte do Pai,
que está com o Filho,
como garantia certa de vitória!
-----------------------------
 Oração: 
Senhor Jesus Cristo, queremos, hoje,
confessar-nos diante de Ti.
Para isso, pedimos-Te um coração arrependido,
e palavras humildes e sinceras.
Também nós Te vendemos, mais do que uma vez.
Todos os dias especulamos sobre a tua pessoa,
e vivemos desse miserável lucro. Nós, que tu amas!
Como podes suportar-nos ainda na tua casa,
a comer o pão das tuas lágrimas e a beber o sangue do teu sofrimento?
Vendido por nós, por quase nada,
compraste-nos com o preço infinito do teu sangue.
 Que, através da ferida do teu Coração,
possamos ser introduzidos e estabelecidos para sempre na comunhão do teu amor. Ame
n.

Sem comentários:

Enviar um comentário