DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

terça-feira, 27 de março de 2018

40 PENSAMENTOS QUARESMAIS - um cada dia (37) - terça-feira santa

27 MAR
Terça feira santa

 Do livro de Isaías e do evangelho de João 
E agora o Senhor declara-me que me formou desde o ventre materno, para ser o seu servo, para lhe reconduzir Jacob, e para lhe congregar Israel. Assim me honrou o Senhor. O meu Deus tornou-se a minha força. Disse-me: «Não basta que sejas meu servo, só para restaurares as tribos de Jacob, e reunires os sobreviventes de Israel. Vou fazer de ti luz das nações, para que a minha salvação chegue até aos confins da terra.» (49,5-6)
"Tendo dito isto, Jesus perturbou-se interiormente e declarou: «Em verdade, em verdade vos digo que um de vós me há-de entregar/» 0s discípulos olhavam uns para os outros, sem saberem a quem se referia. Um dos discípulos, aquele que Jesus amava, estava à mesa reclinado no seu peito. Simão Pedro fez-lhe sinal para que lhe perguntasse a quem se referia. Então ele, apoiando-se naturalmente sobre o peito de Jesus, perguntou: «Senhor, quem é?» Jesus respondeu: «É aquele a quem Eu der o bocado de pão ensopado.» E molhando o bocado de pão, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. (13, 21-26)

------------------------
Santo dia!
Adensam-se as 'trevas' da noite de breu da humanidade, 
conduzidas pelas mãos humanas e pelos beijos traiçoeiros.
Serei eu, Senhor?
A luz vencerá, mas só o poderá fazer,
rompendo pelo interior das trevas da cruz.
'não basta que sejas meu servo...
farei de ti luz das nações'.
Deus escolhe-nos desde o 'ventre materno' e,
mesmo que a rebeldia e a maldade teimem em apoderar-se,
a vitória está garantida.
o Pai nunca abandona o Seu Filho,
mesmo quando as pedras do Calvário, 
a insensatez dos 'poderes do mundo',
a incongruência dos destinatários da salvação...
parecem predominar!
A 'entrega' está iminente, 
mas o amor fiel mais forte!
(lembremos o tenente-coronel que - nestes dias - 
se entregou em lugar dos reféns, 
sucumbindo às mãos do assassino. 
Afinal ainda há 'outros cristos' hoje! 
Grande exemplo pascal).
Preparemo-nos para a suprema 'hora' do Redentor.
-----------------------------
 Oração: 
Senhor Jesus,
Tu conheces todas as possibilidades das nossas traições,
das nossas repentinas reviravoltas,
das dissimuladas e insinuantes afirmações,
que ferem o coração da comunidade
e ferem o teu coração, sempre em agonia, até ao fim do mundo.
Judas, traidor, continuou a ser, para Ti, um amigo,
a quem ofereceste um último gesto de delicada predilecção.
O Amor, que és Tu, não retira o que ofereceu, nunca renega o que é.
Prefere consumir-se no sofrimento e na morte!
Todos levamos em nós as trevas de Judas,
a impulsividade de Pedro, o amor de João.
 E por todos Te ofereces, porque nos amaste até à morte.
 É a tua glória. É a glória do Pai!
O seu amor eternamente fiel,
revela-se no teu rosto desfigurado pelo sofrimento.
A Ele a vitória! A Ele a glória para sempre! Amen.

Sem comentários:

Enviar um comentário