DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

sábado, 18 de junho de 2022

ACTIVIDADES FINAIS DA CATEQUESE


Cada paróquia, a seu modo, organizou as actividades conclusivas da catequese deste ano pastoral.

A paróquia de São Bento participou na Peregrinação da Crianças a Fátima, no dia 10 de Junho. Assistiram a uma representação alusiva ao tema 'gostei muito de ver Nosso Senhor', as palavras de São Francisco Marto. Depois participaram na Eucaristia com milhares de outras crianças vindas de todo o país. De tarde conviveram com alegria num dos parques junto ao Centro Paulo. Participaram cerca de 20 crianças com as suas catequistas.








A paróquia de Alvados reuniu-se no domingo, dia 12 de Junho. Na Eucaristia, na qual estiveram presentes a maior parte das crianças e adolescentes e jovens da catequese, assinalaram-se com vários gestos e sinais, os momentos vividos durante o ano. O Padre Luis Pereira deu ênfase a alguns momentos, relevando a dimensão da alegria e da festa com Jesus.

                     


Na paróquia de Mira de Aire, a catequese quis que a conclusão das suas actividades coincidisse com a solenidade do Corpo de Deus. As crianças da Primeira Comunhão voltaram a colocar o seu vestido mais belo para honrar Jesus na Eucaristia. O tempo metereológico não ajudou, mas mesmo assim lançaram pétalas ao Santíssimo Sacramento durante a breve procissão. Com algumas outras crianças, no fim, lançaram ao céu, as suas alegrias e esperanças, simbolizadas nos balões. 







Mais um ano se concluiu, como uma etapa dum caminho com Jesus, que há-de continuar no próximo ano. Felizes os que participaram e saborearam um belo acontecimento. 

Eis o texto escrito por algumas crianças da catequese:

A gratidão do encontro...

 No final deste nosso ano da catequese é bom agradecer. Agradecer a Deus que nos chamou e nos reuniu, não só hoje mas durante todo o ano. Agradecer à nossa comunidade que em cada semana nos acompanhou na Eucaristia. Agradecer aos nossos catequistas que, com dedicação e tanta paciência, nos ofereceram palavras de vida. Agradecer aos nossos pais, que caminharam connosco e nos guiaram neste caminho com Jesus.

Agradecer também a todos os que hoje se aqui estão connosco – especialmente os quarentões – e que, com alegria e satisfação, nos ofereceram este belo gesto de amizade a Jesus, presenta na Hóstia Consagrada.

Agradecer ainda a todos os meus amigos e amigas da catequese que percorreram comigo este caminho, no qual procurámos conhecer um pouco mais do amor que Jesus nos tem e no amor que também nós queremos dar-Lhe.

Este gesto que agora vamos fazer significa a nossa vontade de anunciar a todos a felicidade de estarmos juntos e de lançar para o céu toda a alegria, para que outros possam receber felizes notícias.

Obrigado Senhor…


Sem comentários:

Enviar um comentário