DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

INFORMAÇÕES ÀS COMUNIDADES EM TEMPO DE 'NOVO' CONFINAMENTO- 14 Janeiro 2021


CAROS CRISTÃOS DAS PARÓQUIAS DE ALVADOS, MIRA DE AIRE E SÃO BENTO

Reenviam-se as informações da Conferência Episcopal Portuguesa, acabadas de receber, sobre a vida eclesial e celebrações da fé neste período que agora inicia. Podem ler neste breve documento:


Sendo assim, nas nossas comunidades:
  1. CELEBRAÇÕES DA MISSA: Vão manter-se (se não houver outras informações e/ou indicações) as celebrações da Eucaristia habituais, com as alterações já previstas.
    • Missa diária às 18h , Igreja de Mira de Aire
    • Sábado, a partir do dia 23, a Missa será às 18h (e não às 11h), Igreja Paroquial de Mira de Aire  
    • Domingos:
      • 10h- Igreja Paroquial de Alvados
      • 11.30h- Igreja Paroquial de São Bento
      • 11.30h- Igreja Paroquial de Mira de Aire 
                É bom que, quem puder e quiser, participe na Eucaristia. O convite é sempre esse, a encontrar-nos em comunidade, na oração. Mas, neste tempo de 'cuidado' uns pelos outros, pela saúde uns dos outros, ninguém fica excluído da comunhão com Deus, ou ninguém deve sentir-se em falha...especialmente os mais frágeis, os mais idosos, se não tiver uma presença física! 'Ficar em casa' é o conselho geral.

            2. CELEBRAÇÕES DOS SACRAMENTOS:
    • Neste tempo não há celebrações de outros sacramentos (a não ser casos urgentes)
    • Funerais: A celebração com/pelos nossos irmãos que eventualmente falecerem nestes dias continuará a ser no cemitério e restrita à família. Se houver conhecimento público colocaremos sempre a intenção na Missa pelo(a) irmão(ã) defunto(a) no dia da sua partida (sem prejuízo das outras celebrações posteriores...)
    • Crisma: NÃO HAVERÁ A CELEBRAÇÃO DO CRISMA (no dia 31 de Janeiro, como previsto). Ainda não é possível agendar nova data, perante a situação instável que se vive. Sendo assim, também não se realizará o encontro marcado para o dia 23 de Janeiro.
3. DOMINGO DA PALAVRA DE DEUS E SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

    Não fora o confinamento e teríamos (e mesmo assim vamos ter, embora de modo diferente) uma semana e domingo próximos cheios de significado e vivência celebrativa:

    • 18-25: Semana de Oração pela Unidade dos cristãos     
    • 24: Domingo da Palavra de Deus
      • Comprometemo-nos, no entanto, a propor um pensamento diário durante esta semana (18-24), no blog e facebook paroquial, sobre a 'Palavra de Deus'. E no domingo celebraremos a Eucaristia pela 'Evangelização'.
      • Se houver possibilidade propõe-se uma sessão de catequese (para todos os que frequentam a catequese), sábado dia 23, às 11.30h, sobre a Palavra de Deus. Sobre isso haverá informação nos espaços próprios.
4. CATEQUESE

A catequese presencial fica suspensa, pelo menos até dia 31 (inclusivé).  Por quanto possível manter-se-á o contacto (ou mesmo catequese) online. Ou por iniciativa de cada catequista com o seu grupo ou outras sessões endereçadas às várias faixas etárias ou até gerais (para todos).

------------------------------------------------------------------ 

Não obstante tudo o que estamos a viver não esmoreça a nossa fé, mantenhamos a nossa proximidade a Deus e uns aos outros. Isolar-se na fé é um passo acelerado para a descartar (desvalorizar)! Por quanto possível siga-se o que se vai propondo através das redes sociais. A nossa paróquia vai realizando alguns eventos via facebook e via ZOOM, alguns talvez mais adequados a uns do que a outros...mas creio que nunca se perde nada, mesmo quando alguns desses eventos são mais simples. Se houver ideias para valorizar este modo de estar 'ligados', no que diz respeito à formação e celebração da fé, não hesitem em propor e colaborar.

Sempre sem alarmismos  Cuide cada um de si, para cuidarmos dos outros!

Entretanto, vamos estando online, vamos ficando 'ligados', no caso de haver alterações imprevistas.

PP.  Luis Ferreira e Luis Pereira





Sem comentários:

Enviar um comentário