DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

SÃO JOÃO PAULO II - uma memória a não esquecer

22 de Outubro, memória litúrgica de São João Paulo II



Ainda seminarista, um livro clássico de espiritualidade mariana ajudou-o a tirar as dúvidas que tinha em relação a devoção a Nossa Senhora e a centralidade de Jesus Cristo na vida e na espiritualidade católica.

A obra que marcou profundamente a vida e consequentemente a espiritualidade de Karol Wojtyla foi o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort. Falando às Famílias Monfortinas, o Papa João Paulo II disse que o Tratado é um “texto clássico da espiritualidade mariana”, que teve singular importância na formação do seu pensamento e em toda a sua vida. Segundo o Santo Padre, o Tratado é uma “obra de eficiência extraordinária para a difusão da ‘verdadeira devoção’ à Virgem Santíssima”. São João Paulo II experimentou e testemunhou essa eficácia do Tratado m si mesmo: “Eu próprio, nos anos da minha juventude, tirei grandes benefícios da leitura deste livro, no qual “encontrei a resposta às minhas perplexidades” devidas ao receio que o culto a Maria, “dilatando-se excessivamente, acabasse por comprometer a supremacia do culto devido a Cristo”. Sob a orientação sábia de São Luís Maria compreendi que, quando se vive o mistério de Maria em Cristo, esse risco não subsiste. O pensamento mariológico do Santo, de facto, “está radicado no Mistério trinitário e na verdade da Encarnação do Verbo de Deus”.


A data de 22 de Outubro foi estabelecida pelo papa Francisco por simbolizar o dia em que Karol Wojtyla celebrou a sua primeira missa como Pontífice, em 1978, iniciando seu pontificado.


São João Paulo II, rogai por nós!


Eis um vídeo comemorativo

S. JOÃO PAULO II (uma homenagem)


Sem comentários:

Enviar um comentário