DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

sexta-feira, 3 de abril de 2020

03.04.2020 SEMANA SANTA & TRIDUO PASCAL EM FAMÍLIA (textos de apoio celebrativo)

Olá...
Pode não bastar seguir nos meios de comunicação vários - e são muitas as possibilidades - e, por isso, sugere-se que em família se realizem gestos e/ou celebração neste tempo/semana santa. Havendo possibilidade e espírito comum em família é bom não limitar-nos à 'visão' das coisas e das celebrações, mas - salvaguardando as medidas de segurança obrigatórias - fazermos nós próprios em casa a nossa celebração.  Três sugestões:

1. DOMINGO DE RAMOS
Já foram sugeridas várias formas de o celebrar, as quais podem ser encontradas nesta página: UM DOMINGO DE RAMOS 'DIFERENTE'mas sempre domingo da Paixão
Ajunto uma outra que simbolicamente pode indicar que se respira um ar diferente e marcante.
- Colocar, sempre a partir do possível, um ramo de árvore na entrada exterior ou no portão da nossa casa. Ou então colocar a cruz (sem nada, ou com uma pequena verdura em sua volta) como descrito na proposta referida acima.



2. SEMANA SANTA

Há uma interessante e sugestiva proposta que já circula nas redes sociais e que permite dar a cada dia desta semana um sentido próprio, e facilmente exequível (fácil de realizar). 

3. TRÍDUO PASCAL - quinta-feira, dia 9 (tardinha/jantar/noite)/ sexta-feira, dia10 (pelas 15h ou outra hora da tarde)/sábado noite, dia 11 ou domingo de manhã -   Tríduo Pascal (Última Ceia, Morte e Ressurreição de Jesus)
Sugere-se uma proposta para os vários acontecimentos e etapas destes três dias mais intensos e 'pedra angular' dos fundamentos da nossa fé cristã. 
O esquema está previsto para ser realizado em família, mas cada família poderá avaliar a melhor solução:
https://drive.google.com/open?id=17WdJZnj6ix5_zhSXCb-lTD692qKnzpcm
ou
https://bit.ly/2UX8L09



Mesmo não sendo possível reunir-nos em comunidade cristã, fisicamente, não faltam meios para vivermos com muita seriedade e na oração partilhada estes dias. 

Cremos que é muito importante darmos a conhecer, através destes (e outros) gestos, seja aos mais pequenos, seja aos mais idosos que vivam na mesma casa...que a Páscoa e sempre Páscoa, seja ela celebrada no ambiente normal, seja neste contexto específico.
Nenhum de nós pode dizer que 'nada' temos para que o Mistério da nossa Fé - a Páscoa - seja vivido como merece que o seja.

Vamo-nos mantendo em contacto.

(convido-vos ainda a ler a carta do nosso Bispo e Cardeal, com algumas sugestões que ele faz...)

Pluis, pároco




Sem comentários:

Enviar um comentário