DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

quinta-feira, 19 de março de 2020

ORAÇÃO DO ROSÁRIO, NO DIA DE SÃO JOSÉ


Oração do Rosário hoje unidos ao Papa
hoje, 19 de Março, às 21h

Ontem, na audiência geral transmitida pelos meios de comunicação, o Papa Francisco fez seu o apelo dos bispos italianos para um momento de oração juntos, hoje, às 21 horas, nesta emergência sanitária que estamos a viver. Eis o seu convite dirigido aos italianos, mas igualmente válido para nós:
“Cada família, cada fiel, cada comunidade religiosa: todos unidos espiritualmente, às 21 horas, na oração do rosário, com os Mistérios da luz. Eu acompanho-vos daqui. Ao rosto luminoso e transfigurado de Jesus Cristo e ao seu Coração nos conduz Maria, Mãe de Deus, saúde dos enfermos, à qual nos dirigimos com a oração do Rosário, sob o olhar amoroso de São José, amparo da Sagrada Família e das nossas famílias. E pedimos-lhe que proteja de modo especial a nossa família, as nossas famílias, em particular os doentes e as pessoas que estão a cuidar dos doentes: os médicos, os enfermeiros, as enfermeiras, os voluntários, que arriscam a vida neste serviço”.
Também o bispo de Leiria-Fátima, Cardeal D. António Marto, se unirá nesta intenção com a oração do rosário na casa episcopal. A todos os fiéis recomendamos que se associem a este mesmo ato a partir das suas próprias casas.
-----
Junto se anexa um esquema (adaptável a cada um)

OS MISTÉRIOS DA LUZ (Luminosos)


1. “Jesus veio então da Galiléia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele” . No primeiro Mistério da Luz contemplamos o Batismo do Senhor. Jesus, Salvador do mundo, solidário com todos os homens pecadores, entra na fila dos que vão receber o batismo penitencial de São João Batista, não porque precisasse de purificação, mas para indicar que assumia os pecados de todos para expiá-los. “...: Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo”. É Ele quem batiza no Espírito Santo.

Neste Pai-Nosso e nestas avé-marias rezamos pelo dom da fé, como ela nos foi dada e como ela vem conduzindo a nossa vida. Agradecemos aos nossos pais e avós esta dádiva tão preciosa. Sendo invisível aos nossos olhos ela pode dar rumo certo à nossa existência.

Pai-Nosso
10 Avé-Marias
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amen

2. “No terceiro dia, houve um casamento em Cana da Galiléia, e a Mãe de Jesus estava lá. Também Jesus e seus discípulos foram convidados para o casamento” . No segundo Mistério da Luz contemplamos Jesus nas Bodas de Caná. Neste contexto Jesus inicia os seus sinais transformando a água em vinho a partir da intervenção de Sua Mãe. Desta maneira Ele abre à Fé o coração dos seus discípulos. Maria, a mais perfeita discípula de Jesus, indica a todos a estrada do cumprimento da Palavra do seu Filho: “...: Fazei tudo o que Ele vos disser!”.

Neste Pai-Nosso e nestas avé-marias pedimos uma alegria profunda e genuína, que seja fruto da comunhão fraterna e da amizade que Jesus nos ensinou. Há ‘milagres’ que só a confiança consegue.

Pai-Nosso
10 Avé-Marias
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amen


3. “Depois que João foi preso, Jesus veio para a Galiléia, proclamando a Boa Nova de Deus: ‘Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho’” . No terceiro Mistério da Luz contemplamos Jesus anunciando o Reino de Deus e convidando os homens à conversão. Jesus ilumina o mundo anunciando, proclamando, instaurando o Reino de Deus. Para fazer parte deste Reino é preciso converter-se a Deus, mudar de vida, arrepender-se dos pecados para receber o perdão que Jesus trouxe. É preciso CRER NO EVANGELHO, aderir à Boa Nova do Reino. Jesus ensinou: “...: Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus”.

Neste Pai-Nosso e nestas avé-marias reconheçamos como é bom reconhecer que precisamos de renovar constantemente a nossa adesão à vontade de Deus. A conversão não é mágica, pede humildade, verdade e esforço para redescobrir quanto somos amados q quanto devemos amar.

Pai-Nosso
10 Avé-Marias
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amen


4. “Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os fez subir a um lugar retirado, numa alta montanha. E foi transfigurado diante deles: seu rosto brilhou como o sol e suas roupas ficaram brancas como a luz”. No quarto Mistério da Luz contemplamos a Transfiguração do Senhor. É Mistério de Luz por excelência, pois nele Jesus manifesta no seu rosto a glória da sua Divindade, dispondo os Apóstolos para viverem o drama da Paixão. Referindo-se ao Filho, o Pai Celeste dEle dá testemunho, dizendo: “...:Este é o meu Filho amado, nEle está meu pleno agrado: escutai-o”.

Neste Pai-Nosso e nestas avé-marias invocamos o Senhor, para que nos indique sempre o caminho do ‘céu’ e nos ensine a percorrer o caminho certo para lá chegar. Que a oração e a sua paixão dolorosa seja para toda humanidade, neste tempo difícil e ‘misterioso’, uma garantia da vitória do bem sobre o mal.

Pai-Nosso
10 Avé-Marias
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amen


5. “...:Tomai, comei, isto é o meu corpo (...) Bebei dele todos, pois este é o meu sangue da nova Aliança, que é derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados”. No quinto Mistério da Luz contemplamos Jesus instituindo a Eucaristia. Trata-se do Memorial do Mistério Pascal. Sacramento do Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e novo Sacrifício da Nova e Eterna Aliança. Jesus disse: “Quem consome a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” .

Neste Pai-Nosso e nestas avé-marias pensemos nos nossos pais, pais…recomendemo-los a Deus Pai, cheio de ternura e misericórdia. Que eles sejam o rosto visível da presença do Senhor e que alimentem os seus filhos com o pão do amor e da doação.

Pai-Nosso
10 Avé-Marias
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amen

Três-Avé Marias
Pelas intenções do Santo Padre, pela paz e concórdia e pela coragem em todas as etapas da nossa vida

Salve-Rainha

Sem comentários:

Enviar um comentário