DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

UM TEMPO 'SEMPRE' NOVO

Embora a vida pareça um circulo, ela é um permanente recomeçar de novo.
Na vida cristã, a Igreja programou o 'ano litúrgico', que começa no Advento - normalmente nos últimos dias de Novembro e princípios de Dezembro - e que termina após um ano, com a solenidade de Cristo Rei (domingo que antecede o início do Advento).
Então a vida, como a liturgia, está programada por etapas, que são os anos. Ninguém pode dizer quando acontece a última, por que ela não existe (no nosso domínio). Mesmo a última etapa terrena - a morte - é apenas mais uma a acrescentar. A partir daí as etapas estão nas mãos de Deus, para nós o Deus da misericórdia e do amor que nos leva à méta final, ao qual se dá o nome de céu.
Então cada Advento é uma etapa a percorrer, com aquilo que significa de atenção, esforço, dedicação, ânimo...renovando sempre a comunhão com o Deus que se revela a cada um conforme a decisão de o acolher ou não!
Este sentido do 'permanente' recomeçar faz-nos entender os compromissos que assumimos e que desejamos realizados no futuro, faz-nos 'caminheiros' e peregrinos, faz-nos homens e mulheres que 'esperam' sempre (o Natal é a certeza de que 'quem espera com confiança há-de celebrar com alegria).
Um feliz e dedicado Advento, para nos alegrarmos com o 'Feliz Natal'
pluis f

--------------------------------
P Luis Ferreira
páginas administradas:

Sem comentários:

Enviar um comentário