DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

sábado, 19 de janeiro de 2019

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

'Ando farto de pensar e isto não me diz nada'!Então mais os cristãos (ele até disse cristões) não são todos iguais?'

Foi uma pergunta que escutei nestes dias quando falei a alguém que todos os anos a semana que antecede o dia 25 de Janeiro (Dia da Conversão de São Paulo) é dedicada à Oração pela Unidade dos Cristãos. Os dias são sempre entre 18 e 25. Chama-se 'Oitavário de oração pela unidade dos cristãos'.
Pois essa pessoa até teria razão, mas a realidade diz-nos que precisamos de rezar sempre e de novo para que em todos aqueles que dizem confiar em Jesus Cristo se realize o que Jesus pediu com tanta insistência na sua oração: 'que eles sejam um ó Pai, com Tu e eu somos um'!
Todos sabemos quanto é difícil a comunhão fraterna entre os vários cristãos que se agrupam em várias igrejas e movimentos (até nas nossas família há divergência e desentendimentos). Não quer dizer que esteja tudo mal (algumas coisas ainda estão, quando se faz finca pé, por vezes de ninharias, outras vezes de coisas um pouco mais sérias). Pronto é uma realidade  - alguma divisão entre os crentes cristãos - embora, e isso é um pouco verdade, entre nós - em Portugal - não se sente muito. Ainda bem, mas nós somos Igreja e por isso é nossa missão (e até dever) rezar pelos países onde há cristãos que se 'degladiam' em ideias e vivem de costas voltadas.
Cada ano nos é proposto um tema. Este ano a palavra, extraida da Bíblia, que nos deve fazer rezar, meditar e pensar é: 'Procurarás a justiça, nada além da justiça'. Não menosprezemos estes dias pois, quando não somos capazes de utilizar outros meios, temos sempre a 'reserva preciosa' da oração.
Quem quiser 'buscar' mais sobre o assunto procure um pequenino texto que explica como foi preparada este ano a semana:

https://www.oikoumene.org/pt/documentos/semana-de-oracao/2019

Começámos hoje. Individualmente reze-se para que a 'justiça' predomine - como cristãos - na senda da misericórdia e da responsabilidade comum de fazer o bem. A justiça divina tem rosto de misericórdia, mas não se alheia da justiça humana, quando ela for justa!

Sem comentários:

Enviar um comentário